Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade, Ética e Cultura.

Danilo Santos de Miranda

Entre os valores que todas as culturas criam, necessariamente – sejameles bons ou ruins – existem aqueles que dizem respeito mais de perto às ações dos homens entre si, aos seus comportamentos individuais e coletivos.

De maneira sumária, portanto, a Ética éuma investigação ou ciência dessas condutas – tanto dos motivos, das formas, quanto das finalidades das ações.

É por meio da ética – da filosofia moral, isto é, da reflexão sobre as condutas eda consciência moral subjetiva – que estabelecemos os códigos públicos ou privados, ou seja, que determinamos um comportamento moral concreto, objetivo.

É pelo recurso à ética que chegamos aperguntas como: que ações merecem ser realizadas por nós que produzam mais felicidade do que sofrimento?; que tragam mais prazer do que dor?; que criem condições efetivas de bem-estar social e não deinjustiças?; que estimulem mais o conhecimento e a criatividade do que a ignorância e a apatia?; que encorajem mais a solidariedade e a paz do que os conflitos?

Constatamos por essas perguntasque na Ética está implícita a idéia não de uma conduta qualquer, mas a da melhor conduta.

Mas ainda assim é cabível a seguinte pergunta: não seria a melhor conduta aquela que responde ou secoaduna imediatamente com a natureza e com suas necessidades primárias?

Por exemplo: conservar-se vivo a qualquer custo, competir brutalmente pelo alimento, atacar antes de ser atacado,satisfazer a todos os impulsos, conseguir o prazer sob qualquer circunstância?

Embora possamos adotar essa atitude, e nossos ancestrais pré-históricos o fizeram (muito antes de numerosos contemporâneosque nela insistem), é claro que, neste caso, permanecemos no âmbito estrito da natureza, regidos pela lei do mais forte, do “homem lobo do homem”.

Certamente serão valores de uma sociedade,...
tracking img