Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA DE SOCIOLOGIA

Regime Militar do Chile – 1973-1990

Trabalho de pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da FMU, disciplina de Sociologia.

Orientadora: Prof.ª Sheila

SÃO PAULO
2011
RESUMO
Esta pesquisa irá retratar um período no qual o Chile sofreurepressões devido ao regime militar dominante naquela época, regido por Augusto Pinochet, com uma ditadura que perdurou por dezessete anos, no período de 1973 a 1990. Evidenciando as características da ditadura daquela época, bem como sua transição para a Democracia.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................. 051 Chile – Golpe de Estado............................................................................................... 06
2 Opressão Chilena.......................................................................................................... 08

3 Características da Ditadura Chilena.............................................................................. 11
4 Transição daDitadura para Democracia........................................................................ 13

5 Comissão de Verdade – Amparo das Vítimas.............................................................. 18

CONCLUSÃO................................................................................................................. 20REFERÊNCIAS............................................................................................................... 21

INTRODUÇÃO

A seguir abordaremos um fato marcante da história Chile, a qual aconteceu no período de 1973 a 1990, aonde foi implanto de forma drástica um regime militar no país que mudou a vida social, econômica dos chilenos. O objetivo do trabalho é trazer a nossa realidade fatos reais que num passadorecente atingiu a sociedade como um todo. Tendo em vista que durante o ocorrido muitos cidadãos foram exilados, mortos, torturados, nos vimos nesta situação, pois em nosso país também sofremos casos comparados à sociedade chilena.

1. Chile – Golpe de Estado
O Golpe aconteceu em 11 de Setembro de 1973. Três anos após a eleição de Salvador Allende. O golpe já vinha sendo planejadodesde Agosto do mesmo ano. Preparado pela Marinha e Força Aérea. Lideradas pelo vice-almirante José Toribio Merino e o general Gustavo Leigh.
Anteriormente houve uma tentativa de golpe em 29 de julho, pelo grupo terrorista Patria y Libertad e os militares chilenos, que queriam tomar o palácio La Moneda. Mas sem sucesso, pois foi descoberta por Carlos Prats, general legalista econstitucionalista. O mesmo solicitou instauração do estado de sitio no país. Allende concordou com sua solicitação, mas foi negada pelo Congresso.
No dia 21 de Agosto, Prats renunciou ao posto de Comandante em Chefe, após as esposas dos oficiais golpistas, fazerem um protesto em frente sua residência. Em seu lugar assumiu Augusto Pinochet do dia 23. Até então ainda considerado um general legal aconstituição e a política.
No dia 10 de Setembro, a esquadra chilena, sai do país, com pretexto de participar dos exercícios UNITAS, um exercício naval que aconteceu em união a Marinha dos Estados Unidos e de países Latino-americanos. Porém em 11 de Setembro já estava de volta tomando Valparaiso. Enquanto os Estados Unidos estava de prontidão, se caso houvesse alguma resistência dos chilenos.Allende foi avisado por volta das sete da manhã que estava sendo atacado. Dirigiu-se a La Moneda para localizar Leigh e Pinochet. Sem sucesso. Allende chegou a pensar que Pinochet, estaria preso. Mas Pinochet teria se juntado aos golpistas. Sendo Comandante de Comunicações do exercito.
As 08h42min foram transmitidas a primeira junta Militar, dirigida agora por Pinochet, Leigh,...
tracking img