Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA
1) Introdução
Ocorre desvio social quando o indivíduo ou grupo não corresponde às normas de uma determinada cultura.
Seria ótimo se vivêssemos em uma sociedade em que todas as pessoas cumprissem o seu papel da melhor forma possível, mas, infelizmente, essa sociedade não existe. Em todo lugar existem casos de roubo, assassinato, estupro e outras deturpações da condutahumana com as quais, direta ou indiretamente, somos obrigados a conviver.
Uma questão em aberto é saber por que as pessoas se desviam de um comportamento estabelecido em uma sociedade. No início, pensava-se que o desvio era fruto de uma anomalia psicológica e, partindo dessa premissa, a causa era individual. Depois, apareceram outros estudiosos que diagnosticaram o problema como sendo umadesordem social que induzia o indivíduo ao desvio. Hoje, chegou-se à conclusão de que o desvio se deve a fatores psicológicos e sociológicos, estudados por uma disciplina chamada Psicologia Social.
O conceito de desvio social normalmente possui uma conotação negativa, mas há casos em que o desvio pode ser visto como um ato positivo, como veremos no transcorrer desta unidade. Por outro lado, a noção deo que constitui um desvio social muda com o tempo.
Como exemplo disso, podemos citar o fato de que durante séculos, no Brasil, a prática de criar passarinhos em cativeiro (gaiolas) era algo comum e amplamente aceito, mas hoje, com a gravidade da questão ecológica, constitui crime ambiental. Atualmente é de todo aceitável a idéia de que se o casamento não deu certo as pessoas têm todo o direito dese separar; entretanto, há cerca de 40 anos pessoas separadas matrimonialmente não eram vistas com bons olhos, principalmente as mulheres.
2) Tipos de desvio
Desvio primário: Todos nós praticamos pequenos atos que não são totalmente aprovados pela sociedade.
O departamento de trânsito estabelece uma velocidade máxima, mas, às vezes, nos atrasamos para um compromisso e desobedecemos a essanorma.
Existe lei municipal que proíbe pisar na grama de jardins públicos, mas, para encurtar o caminho e ganhar tempo, avançamos sobre o gramado.
No estádio de futebol, como em outros locais públicos, deve-se jogar o lixo no local apropriado; porém, por comodidade, não observamos essa regra e jogamos no chão a garrafa plástica do refrigerante que acabamos de beber, ou, pior, há quem a arremesse nacabeça do torcedor adversário.
A lei proíbe que um funcionário se aproprie de qualquer material que pertença a uma repartição do governo. Mas você costuma ver funcionários públicos comprando papel A-4 ou caneta comum?
Sobre desvio primário é importante entender duas coisas: em primeiro lugar, a sociedade os tolera e não rotula seus praticantes como “desviados socialmente”; e, em segundo lugar,essas pessoas não se enxergam como anormais, que maculam a sociedade.
Desvio secundário: Denomina-se assim qualquer comportamento que é caracterizado publicamente como conduta anormal. O assassino, o ladrão, o político corrupto, o estuprador e o traficante de drogas são exemplos de desvio secundário.
O desvio secundário é repudiado socialmente, e uma vez a pessoa rotulada como tal, sofrerápressões que normalmente a levam ao isolamento. Você já deve ter ouvido falar de casos de ex-presidiários que não conseguem arranjar emprego e levar uma vida normal. Isso acontece porque as pessoas não acreditam que o tempo que ele passou na cadeia foi suficiente para reeducá-lo para um novo estilo de vida.
Desvio individual: É quando uma pessoa, agindo sozinha, pratica ato que foge dos padrõesestabelecidos pela sua subcultura. Imagine um médico famoso, com ótima situação financeira, mas que entediado pela rotina de sua profissão, resolve ingressar no mundo do crime em busca de aventuras. Este não é o comportamento normal de todos os médicos bem sucedidos. No caso do nosso exemplo, o médico famoso desviou-se do padrão de comportamento de seu grupo e adotou outra conduta. O mesmo pode-se...
tracking img