Sociologia:o que permite ao aluno viver em sociedade?como fazer o aluno construtor da sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O aluno na sociedade e a sociologia
Objetivo geral
Apresentar aos alunos noções gerais de Sociologia, seus conceitos de homem e mundo em suas diversas variações e perspectivas; as relaçõessociais, os métodos e âmbitos da Sociologia. Destarte, pretende-se despertar olhares mais críticos e menos naturalizados sobre fenômenos cotidianos, referentes às relações sociais, aos entendimentos de homeme mundo, bem como as suas representações no dia-dia da sociedade
Objetivos especificos
Apresentar noções gerais de Sociologia: breve histórico, os principais paradigmas e escolas do pensamentosociológico;
Apresentar os principais sociólogos, suas teorias com suas continuidades e rupturas;
Auxiliar à apreensão do conhecimento sociológico no cotidiano;
Introduzir aos alunos reflexões menosegocêntricas e etnocêntricas de mundo e homem;
Despertar o olhar/conhecimento crítico: a “desnaturalização”, a “desbanalização”;
Promover diálogos entre a Sociologia e vida em sociedade: trabalharentre pessoas, o olhar crítico, o grupo, a autonomia.

O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade
A primeira pergunta que surge na disciplina de Sociologia para o 1º ano é: O que é aSociologia? A sociologia é a ciência que estuda a sociedade os fenômenos sociais. Para entendermos melhor o que a Sociologia  vai se propor a ensinar, devemos olhar de forma mais ampla onde ela vaise enquandrar. O nome Sociologia não expressa a amplitude da disciplina no Ensino Médio, mas sim o nome Ciências Sociais, que abrange, além da Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política.
Asociologia tem cerca de 2 séculos, idealizada por filósofos, como Augusto Comte, que queriam estruturar uma ciência que pudesse dar explicação sobre fenômenos que estes acreditavam não mais serem possíveissere dados pela filosofia. Assim, ela vem se aperfeiçoando desde então, com nomes famosos como Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx, os famosos “Três Porquinhos”.
Este é um pequeno momento...
tracking img