Sociologia e modernidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE TEÓRICA DE Sociologia da Educação:
olhares para a escola de hoje

Kelis Regina Silva



QUESTÃO i: Qual a relação entre a Sociologia e a Modernidade?

A sociologia, ciência que procura estudar a sociedade possui uma relação de interdependência com a modernidade. É no cenário de surgimento da modernidade, momento histórico marcado pela revolução francesa, revoluçãoindustrial e início do capitalismo, que a sociologia surge em resposta a necessidade humana de compreender, explicar e dar resposta às transformações e às crises da nova vida social que assim se constituía.
Neste turbilhão de mudanças onde a sociedade passa a ser urbana, industrial, burguesa e dividida em classes, surge o homem moderno: dono de si e responsável por seu destino.
O apeloreligioso que fazia com que o homem enxergasse o mundo sob a ótica da perfeição divina deu lugar a uma interpretação mais natural da vida, momento em que o Criador submeteu-se à criatura, por assim dizer.
Segundo Renato Ortiz, algumas descobertas modificam o modo de vida deste homem, primeiramente as estradas de ferro, a iluminação a gás, o telégrafo, a fotografia e posteriormente oautomóvel, o avião, a eletricidade, a telecomunicação e o cinema.
Mas nem tudo era perfeito. O homem que tinha raízes no trabalho artesanal perdeu o poder sobre o ritmo de sua produção, passando a submeter seu trabalho a uma alienação onde o mesmo já não era mais dono deste trabalho.
No filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin retrata de forma magnífica as transformações em que o homem modernovivia neste contexto de mudanças.
O processo de industrialização trouxe consigo miséria, desemprego e condições precárias de vida.
Com base nessas relações sociais, alguns estudiosos como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkhein formularam suas idéias e pensamentos acerca do homem e da sociedade, pensamentos estes que influenciaram profundamente esta sociedade moderna.
Um dosmarcos do período moderno foi o surgimento da televisão, que segundo muitos autores, é o principal meio de comunicação da modernidade. Meio de comunicação que serviu e vem servindo muito bem aos interesses do capitalismo quando, por sua natureza de comunicação em massa, prolifera e enraíza modelos de comportamentos, perpetuando ainda mais o capitalismo e sua alienação nas relações de trabalho econsumo.
Hoje em dia, a sociologia ainda tem como tarefa nos levar a refletir sobre o homem e sobre a sociedade, buscando respostas às principais inquietações sociais.
Em especial aos educadores, a sociologia leva a uma reflexão do tipo de cidadão que se quer formar e do tipo de sociedade que se quer para este cidadão.
Reflexões que levam os educadores a perceber que épossível, pela educação, amenizar as diferenças sociais existentes. Levando assim a mais uma reflexão: a de que a partir da prática pedagógica consciente, os educadores podem contribuir para que o homem, sujeito social, possa usufruir de toda a produção tecnológica, humana e social constituída com o advento da modernidade, de forma que este ser social possa encontrar ferramentas que possibilitem aconstrução ou a reconstrução social em que Marx, segundo Octávio Ianni, por exemplo, possa ser visto, quem sabe, como um profeta iluminado.

Referências Bibliográficas

FALCO, Aparecida Meire Calegari, organizadora. 2. ed. rev. e ampl. Sociologia da educação: olhares para a escola de hoje. Maringá: Eduem, 2009. 155p. (Formação de professores – EAD; n.10).

IANNI, Octávio. A Sociologia e o mundomoderno. Tempo Social; Rev. Sociol. USP,
São Paulo, 1(1): 7-27, 1.sem.1989.

MARX, K. & ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Trad. Álvaro Pina, notas Vasco Magalhães-Vilhena. São Paulo, Editora Novos Rumos, 1986.






QUESTÃO ii: Aponte algumas diferenças básicas entre integração e inclusão.


“(...) Cada criança é um ser único,
diferente de qualquer outra, que
experimenta...
tracking img