Sociologia e globalização

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Sociologia Geral

Turma 189

Trabalho de Sociologia

Globalização:

Lei Global, Ordens Locais

Cássio Agostinho

Daniel Pacheco

Flávia Oliveira

Vinícius Leão

Novembro

2011

Apresentação

O presente trabalho trata de uma dissertação cuja base estrutura-se no capítulo 5 do livro “Globalização: Asconseqüências Humanas”, de Zygmunt Bauman. Segundo o autor, “o livro tem como intenção mostrar que no fenômeno da globalização há mais coisas do que pode o olho apreender”. A obra tenta revelar as raízes e conseqüências sociais do processo globalizador e procura dissipar um pouco as dúvidas que cercam esse termo.

Lei Global, Ordens Locais

A nova hierarquia imposta pela globalização àsociedade divide-se entre os indivíduos que estão no alto e os que estão embaixo desta, fazendo com que símbolos culturais comuns, como a condição de mobilidade, sirvam a duas interpretações acentuadamente diferentes, dependendo da posição em que a situação do indivíduo se encontre. A tendência atual de criminalizar casos que não se enquadram à norma idealizada e o papel desempenhado pelacriminalização para compensar os desconfortos da vida, tornando ainda mais odiosa e repulsiva a imagem da realidade da vida alternativa (imobilidade), são expressões extremas da polarização dos dois significados de mobilidade.

A complexa questão da insegurança existencial colocada pelo processo de globalização tende a se reduzir à questão aparentemente direta da “lei e da ordem”. Nesse processo, aspreocupações com a “segurança”, o mais das vezes reduzidas à preocupação única com a segurança do corpo e dos bens pessoais, são sobrecarregadas de ansiedades geradas por outras dimensões cruciais da existência atual – a insegurança e a incerteza. Cria-se, então, a idéia de flexibilidade, ou seja, o projeto de tornar o mercado mais dócil e maleável, sem oferecer resistência ao que quer que sefaça com ele. O que fica ignorado na análise desta idéia é que ela esconde sua natureza de relação social, ou, em outras palavras, esconde seu conteúdo marcadamente diferente para os responsáveis pela mão-de-obra e para os responsáveis pelos investimentos. Dessa forma, ser flexível para o lado da procura significa ter liberdade para ir onde desejar, não se importando com as perdas alheias, deixando os“restos” para os moradores locais se contentarem, deixando o lixo para os outros limparem, enquanto que para o lado da oferta, a idéia de flexibilidade vem a ser a aceitação ou recusa de sua liberdade de escolha e a anulação de qualquer imposição contra a vontade dos investidores.

Por conseguinte, o encarceramento, o processo de confinamento espacial sob variados graus de severidade erigor, tem sido, em todas as épocas, a saída encontrada para lidar com a parte da sociedade que não se enquadra nos moldes impostos pelos responsáveis à ordem. O isolamento diminui e comprime a visão do outro e por isso é a função essencial da separação espacial. No início da instauração do sistema penitenciário, essas instituições foram concebidas como “casas de correção”. O propósito ostensivo dacorreção era tirar internos do caminho da perdição moral, desenvolver hábitos que lhe permitiriam retornar ao convívio da “sociedade normal” e combater a preguiça e o desrespeito pelas normas sociais. Como naquela época a falta de disposição para o trabalho era em geral vista como o principal obstáculo para a ascensão social, na prática a idéia de correção resumiu-se a colocar os internos paratrabalhar. Thomas Mathiesen, sociólogo do direito, declara que “em toda a história a prisão jamais reabilitou pessoas na prática, jamais possibilitou sua reintegração”. O que fizeram foi encorajar os internos a absorver e adotar hábitos e costumes típicos do ambiente penitenciário, distintos dos padrões comportamentais promovidos pelas normas culturais que governam o mundo fora dos seus muros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalizacao Sociologia
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Sociologia globalização
  • Sociologia e globalização
  • Sociologia da Globalização
  • A Globalização
  • sociologia globalização
  • sociologia x globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!