Sociologia e filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CETAP CURSOS TÉCNICOS

NOME COMPLETO

TÍTULO

RIO DE JANEIRO
2012
NOME

TÍTULO



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO COMO EXIGÊNCIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA.

RIO DE JANEIRO
2009
AGRADECIMENTOS

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a atuação do técnico em Logística no gerenciamento da cadeia de suprimentos destacando o modalmarítimo, visando o planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de materiais, peças e equipamentos para as sondas, serão feita a analise do tempo de atendimento das embarcações no porto do Rio de Janeiro, e das operações de carregamento e descarregamento, com o intuito de medir a eficiência do processo, identificando gargalos e otimizando-os.

ABSTRACT

LISTA DE TABELAS

LISTADE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2.1 LOGÍSTICA NO MUNDO

Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível.
Nas épocas mais antigas da história documentada da humanidade, as mercadorias mais necessárias não eram feitas perto doslugares onde eram mais consumidas, nem estavam disponíveis nas épocas de maior procura. Alimentos e outras commoditites eram espalhados pelas regiões mais distantes, sendo abundantes e acessíveis apenas em determinadas ocasiões do ano.
Os povos antigos consumiam os produtos em lugares de origem ou os levavam para algum local profundo armazenando-os para utilização posterior. Contudo com devido alimitações de transporte e armazenagem, a movimentação de mercadorias se limitava a aquilo que as pessoas podiam carregar com suas próprias forças, e os bens perecíveis só podiam ser guardados por períodos muito curtos. Todo esse limitado sistema de transporte-armazenamento forçava as pessoas a viverem perto das fontes de produção e as limitava ao consumo de uma caça gama de mercadorias.
Mesmo hoje, emalgumas regiões do mundo, o consumo e a produção ocorrem em âmbitos geográficos extremamente limitados, onde em países em desenvolvimento parte da população ainda vive em aldeias pequenas, supostamente autossuficientes, onde a maioria das mercadorias é produzida ou adquirida na vizinhança imediata. Em decorrência a produtividade e o padrão econômico de vida são geralmente baixos. Nesse tipo deeconomia, um sistema logístico bem-desenvolvido e barato certamente incentivaria um intercâmbio de mercadorias com outras áreas produtoras do país ou mesmo do mundo.
As novas exigências para atividade logística no Brasil e no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidadeconstante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios.

2.2 LOGÍSTICA NO SETOR DE ÓLEO E GÁS

O setor de petróleo e gás tem confirmado sua destacada importância noscenários sócio político e econômico em todo mundo. Com a implementação de projetos, como: Camada do Pré-sal, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, Exploração da Bacia de Santos, revitalização de poços onshore no Nordeste, Refinarias e ampliação da malha dutoviária, realmente colocam o Brasil numa posição de destaque.
Em nenhum momento da história, o mercado brasileiro de petróleo e gás esteve tãoatraente, como nesse início de século XXI. As estatísticas têm mostrado que a indústria brasileira de petróleo gás tem atraído os olhares advindos dos quatro cantos da terra. O potencial da indústria brasileira, seu desempenho e seus números chegam a impressionar. Contudo as boas notícias da indústria do petróleo no Brasil, não param de chegar, são vários projetos que já estão gerando milhares...
tracking img