Sociologia e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmica: Catiara Fernanda Fernandes
1º período Direito – matutino

Sociologia e Direito
A Sociologia pode ser descrita como uma ciência positiva que estuda a formação, transformação edesenvolvimento das sociedades humanas e seus fatores, econômicos, culturais, artísticos e religiosos, enfim possui uma vasta acepção. Já o Direito pode ser vislumbrado como uma ciência normativa, queestabelece e sistematiza as regras necessárias para assegurar o equilíbrio das funções do organismo social. Diante disto percebe-se que é de fundamental importância o aprofundamento deste estudo e a percepçãoque se deve ter do real sentido existente entre a Sociologia e o Direito, como ciências essenciais.
Portanto, percebe-se que houve sempre uma tentativa, com relação aos estudos sociológicos, de seanalisar as modificações que ocorreram na sociedade, seus conflitos e conseqüências. O objeto da Sociologia é exatamente este, examinar os fenômenos coletivos, através de teorias e métodos próprios.Muitas teorias surgiram para que se tivesse uma visão mais objetiva da sociedade, de sua formação, de sua estrutura, mas, esta sofre mutações todos os dias e necessário se faz que a Sociologia sejabastante dinâmica para acompanhar este processo. Esta ciência, que possui um objeto de estudo tão complexo, engloba em suas análises a relação existente entre a sociedade e as outras ciências, no que dizrespeito às influências que estas acarretam para a mesma e as transformações que geralmente ocorrem ao se correlacionarem.
Existem grandes pensadores da nossa historia que cada um deles tem umconceito diferente para a sociologia do direito, sendo eles Augusto Comte,Karl Marsc, Emile Durkhein e Masc Werber.
A definição de Auguste Comte quanto à sociologia é de que ela deve ser vista como umaciência da sociedade, denominando-a, inicialmente de "física social".
Segundo Marx é necessária a existência do homem, para que este possa pensar, ou seja, primeiro o homem tem que produzir suas...
tracking img