Sociologia e ética

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
A Terra pede socorro e a humanidade deve escolher o seu futuro. A medida que o mundo se torna mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta grandes perigos e grandes promessas, os padrões dominantes de produção e consumo causaram a devastação ambiental, a extinção das espécies, a redução dos recursos, as desigualdades sociais, as injustiças, a pobreza, a ignorância, os conflitos violentos eos grandes sofrimentos. Há uma aterradora crise ética e moral em todas as partes, atingindo a humanidade. Ou formamos uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscamos a nossa destruição e a da diversidade da vida. A proposta aquí apresentada é que, revisitando os conceitos e situações que fez surgir a ética e a moral busquemos um novo paradigma á altura dessesdesafios numa tentativa de socorro á vida.
São freqüentes as queixas sobre a falta de ética na sociedade, na política, na indústria e até mesmo nos meios esportivos, culturais e religiosos.
A sociedade contemporânea valoriza comportamentos que praticamente excluem qualquer possibilidade de cultivo de relações éticas. É fácil verificar que o desejo obsessivo na obtenção, possessão e consumo da maiorquantidade possível de bens materiais é o valor central na nova ordem estabelecida no mundo em que o prestígio social é concedido para quem consegue esses bens. O sucesso material passou a ser sinônimo de sucesso social e o êxito pessoal deve ser adquirido a qualquer custo. Prevalecem o desprezo ao tradicional, o culto à massificação e mediocridade que não ameaçam e que permitem a manipulação fácildas pessoas.
O ser humano é uma obra eternamente inacabada, em construção. O que somos agora serve apenas como base para aquilo que seremos amanhã. Cada nova experiência, boa ou ruim, acrescenta algo em nós, que pode nos ajudar ou atrapalhar, mas que de qualquer modo faz parte do que somos. Assim, torna-se emergente enfatizar que, conduzir-se moralmente é agir conforme certas normasestabelecidas pela sociedade. Justamente por isso a moral constitui-se um conjunto de regras definidas previamente e que determinam o modo de ser do homem.
Para Piaget (1994), o indivíduo passa por estágios distintos em relação a sua vida. Ao nascer, a ausência de normas e regras define a anomia. À medida que a criança cresce, na infância, ela recebe às regras dos adultos, família, professores e outros,caracterizando a heteronomia. Em síntese, Piaget aborda o desenvolvimento moral do ponto de vista da mudança na cognição e se preocupa em descobrir de que forma as experiências sociais propiciam a base para uma ampliação da perspectiva a respeito da autoridade e da justiça social. Portanto, pode-se considerar que cada linha teórica tem uma contribuição relevante para esclarecer os diferentes aspectosenglobados no tópico desenvolvimento moral.
Nos tempos atuais é muito comum confundirmos ética e moral, por vezes não fazemos distinção dessas palavras, obtendo, portanto um tratamento igualitário. Contundo neste trabalho procuro investir na diferença dessas duas palavras.
Elas possuem origens distintas e significados idênticos. A ética é uma ciência, por sua vez a moral é espécie. Portanto, amoral é definida como conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do individuo no seu grupo social. A moral é a pratica da regulamentação ética do individuo em sociedade, porém de certo modo impondo normas a este individuo, como um sistema normatizador, partindo da primicia que não existe moral individual, pois ela é sempre social no que envolverelações entre sujeitos.
Com base nos conceitos apresentados no trabalho a moral tem como alicerce a ação e dentro desta mesma linha de raciocínio Sharp (2000), afirma que a ação moralmente certa é antes o resultado de um juízo estético, a habilidade de perceber a ação apropriada num determinado contexto do que de uma abordagem científica. Tornar-se um agente moral é uma tarefa que origina conflitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e Cidadania caminhos da sociologia
  • Trabalho De Sociologia Da Educa O Etica
  • Sociologia, ética e cidadania
  • Ética
  • Sociologia Moral etica
  • Trabalho de sociologia juridica-A ética e seus efeitos sociais
  • Resumo de sociologia
  • Weber é um dos fundadores da sociologia, autor de "a ética protestante e o espírito do capitalismo"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!