Sociologia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: SOCIOLOGIA URBANA
Autor: Yves Grafmeyer
Editora: Europa-America

INTRODUÇÃO

O autor tem como base do seu estudo a França, trazendo como ponto de partida a percepção que 96% da população encontram-se nas zonas de povoamento industrial e urbano, nomenclatura dada do INSEE. Tendo algumas imagens fortes presente como: Concentração do povoamento, primazia do quadro das construções sobrea paisagem natural, etc.
O autor fala em uma delimitação ao domínio de competência da sociologia urbana, tendo como base uma divisão, que tornou cada vez mais incerta entre cidade e campo.
“A Sociologia urbana, não é, portanto, e apenas, a sociologia de tudo o que se passa na cidade. Transversal a outras divisões em campos especializados (a família, a educação, o trabalho, o lazer...), estadisciplina debruça sobre a dimensão propriamente urbana dos diversos aspectos da vida social. Interroga-se em particular sobre a maneira como estes últimos se desdobram, se ajustam e interagem num contexto urbanizado, o qual todos ajudaram a formar, mas que os engloba, ao mesmo tempo, numa espécie de envelope comum.” Pág. 8 e 9.
Interroga-se por outro lado, sobre a maneira como a cidade-meio-ambienteé também constituído em objeto de troca, que estruturam de forma especifica as relações entre as instituições e grupos sociais. Assim o autor fecha o a sua introdução dizendo o que será abordado em alguns capítulos do livro a seguir.

CAPÍTULO 1. FIGURAS DA CIDADE:
A cidade é simultaneamente território e população, uma configuração de objetos físicos e de relações sociais.

1. OEncontro: O reagrupamento de população e de atividades sobre um território restrito. A proximidade física permite aos seres sociais entrar em relação e favorece o desenvolvimento de novas relações. O meio urbano estabelece, amplifica e desmultiplica as interações de todas as ordens que constitui o principio da vida social.
Para Durkhein, a densidade dinâmica ou moral da vida traduz geralmentepor uma densidade material que lhe fornece em troca o seu principal alimento. Para ele a densidade moral é avaliada em função do grau de implicação dos indivíduos na sociedade com um todo.
“A própria noção de aglomerado traduz bem, a sua maneira, a face dupla do fenômeno urbano. Por um lado, ela é processo, movimento através do qual nos aproximamos, encontramos e aglomeramos. Por outro lado, nosentido mais habitual, ela é igualmente o resultado estabilizado desde o movimento, configuração perene inscrita num lugar.” Pag. 15
A vida urbana favorece a acessibilidade mutua dos seres sociais que procuram relacionar-se, multiplica ao mesmo tempo as ocasiões de encontros não programados. A Acessibilidade urbana hoje é como no passado parcialmente planificada e aleatória.
2. O Mosaico: Acidade reúne atividades e populações não de distribuem de forma igual no território, o enorme processo agregações e de separação que inscrevem diversas linhas de divisão, mais ou menos acentuadas, no próprio espaço urbano.

“Robert Park encontrava nelas tantas regiões ou áreas urbanas, que as qualificava ao mesmo tempo de naturais (desde que não resultasse de separações instituídas) e de morais(no sentido em que cada uma delas exprime e tende a fortalecer, na sua singularidade as maneiras de ser as maneiras de viver próprias de uma componente particular da população de uma cidade).” Pág. 16

As operações de urbanismo tem o efeito de introduzir elementos de coerência e de legibilidade na paisagem urbana, mas podem impor e sobrepor à paisagem moldada pela urbanização espontânea de novaslinhas de ruptura e de enclausuramento. Assim as ações publicas se baseiam nas figuras sensíveis do efeito mosaico para reforçar e contribuir com seus planos de direção ou planejamento.

3. A Centralidade: A cidade é apenas a soma das suas partes.
“O fenômeno urbano implica sempre processos muitas vezes conflituais, de organização desta mesma diversidade. Uma parte do fenômeno urbano...
tracking img