Sociologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA GERAL
Ciencias Sociais um conjunto de disciplinas que tem sua atenção voltada para o estudo do mundo social.O oposto das Ciencias Naturais que busca compreender o mundo natural como – físico, biológico – onde se usam métodos científicos para achar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais, cujas disciplinas são:a química,a física, a biologia e assim por diante.
AsCiencias Sociais tem o objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método cientifico. Assim como as ciências naturais a ciências sociais também são divididas em vários campos especializados como sociologia,pisicologia,economia, ciência política e varias outrasdisciplinas.
A Sociologia surgiu no século XIX como disciplina cientifica e foi a partir dela que foi sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciencia Social e é conhecida como a mãe de todas as Ciencias sociais. A Sociologia logo é uma repartição das Ciencias sociais, exclusivamente, é o estudo relativo dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos, que por outro lado afetam a vida das pessoas.Foi Augusto Comte foi quem consagrou a aplicação da palavra sociologia em 1839.
A Sociologia trata principalmente da influência que causa na sociedade, como nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como essas sociedades se mantêm estáveis e sofrem as mudanças.
O papel do positivismo
A sociedade moderna, em sua visão conservadora estava tomada pelo caos social, pela desorganização epela anarquia, pois os iluministas eram considerados como aniquiladores de propriedades, da autoridade e da religião.
Na Sociedade francesa pós- revolucionária reinava um clima de desordem e anarquia, pois todas a relações sociais tinham se tornado instáveis e o problema a ser enfrentado era o de restabelecer a ordem.
O positivistas foram influenciados pelos idéias dos conservadores eacreditavam na preservação da nova ordem econômica e política que estava sendo implantada.
Comte como o fundador da doutrina positivista acreditava que poderia resolver o caos que se encontrava a sociedade européia se houvesse coesão e equilíbrio na sociedade que seria necessário restabelecer a ordem nas idéias e nos conhcimentos, sendo criado um conjnto de crenaças a todos os homens, ao qual foi dadoo nome de Filosofia Positiva.
Na concepção de Comte, a filosofia iluminista, somente criticava, tratava os aspctos negativos; ao contrario a ela o espírito positivo não tinha caráter destrutivo, estava preocupado somente em organizar a sociedade.
Papel do marxismo
O marxismo tinha pensamento contrario do positivismo, para Marx e Engels o estudo da sociedade deveria partir da base material,defendiam a estrutura econômica da sociedade.Para eles os fatos econômicos são a base sobre a qual se apoiavam os outros níveis da realidade, como a política e a cultura, a arte, a religião. E que para a transformação da sociedade apregoavam que o conhecimento da realidade, deve mudar para um instrumento político, capaz de transformar grupos e as classes sociais.
Existiram vários nomes consideradosum dos principais da sociologia, mas Florestan Fernandes (1920-1995), foi considerado o fundador e principal representante da Sociologia critica no Brasil , o mais importante sociólogo brasileiro, nascido no estado de São Paulo, em 22 de julho de 1920. É reconhecimento internacionalmente pelo seu trabalho. Responsavel pela criação de vários grupos de pesquisadores, que vieram reformular asocilogia no Brasil.
O seu trabalho era sempre voltado para a desigualdade social, procurava identificar as contradições da sociedade de classes, e o pepel da sociologia diante da realidade. (PLT)

CULTURA
Como todos classificam cultura como alqguem com mais conteúdo e conhecimentos, mas o verdadeiro significado de cultura esta relacionado intrissecamente a todo ser humano. Uma determinada pessoa...
tracking img