Sociologia resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo/Resumo

As regras do método sociológico – Durkheim
- O que é um fato social?  É toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade; É qualquer forma de coerção sobre os indivíduos que são tidos como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida emtoda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
- Quais as características dos fatos sociais?
* Coercitividade – Característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-las.
* Exterioridade - Relaciona-se aofato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
* Generalidade - os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
São regras que definem o padrão de comportamento, mas que não são regras ou leis, porém adotamos essas regras devido ao costumo ou padrão cultural. Um exemploé fato de termos certa obediência aos nossos pais ou a um líder religioso. Não são padrões definidos pelo Estado, mas sim pelo âmbito mais próximo. Regras jurídicas e morais estabelecem um padrão de comportamento. Para Durkheim a educação e uma das principais ferramentas de coerção social.
Fatos sociais normais e patológicos; Segundo Durkheim a diferença entre fato social normal e fato socialpatológico é somente a sua regularidade, ou seja, não é porque o fato social é ruim que ele será patológico. Existe uma taxa de regularidade para cada fato sócia. Quando o fato social em determinado momento histórico está acima dessa taxa ele se torna patológico. Numa sociedade isolada das grandes civilizações são aceitas certas atitudes, comportamentos e costumes que são ‘normais’ aos habitantesdesta, mas que seriam tido como atos doentios, ilegais, ‘patológicos’.
Consciência Coletiva: é a consciência imposta pela sociedade, onde ela estabelece o que pode e não ser feito; quais os limites, direitos e deveres de cada um. A consciência coletiva, ‘existente’ em cada indivíduo, é aquela que ao realizar, ou na pretensão de realizar algum ato, de imediato busca ‘mentalmente’ ver se a atitude,geralmente oriunda e pretendida pela ‘consciência individual’, não esbarra em alguma ‘norma’ ou ‘princípio’ ético-moral-legal, imposto pela sociedade a que este indivíduo esta submetido.

A divisão do trabalho social – Durkheim
Durkheim analisa as funções sociais da divisão do trabalho e procura mostrar como nas sociedades modernas, em contraste com a sociedade primitiva, ela é a principalfonte de coesão ou solidariedade social.
Solidariedade Mecânica: é constituída por um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si. Os membros da sociedade em que domina a Solidariedade Mecânica estão unidos por laços de parentesco, língua, religião, etc... Exemplo: Uma tribo onde cada um tem o seu papel na comunidade, mas todos são iguais.
Solidariedade Orgânica: é fruto das diferençassociais, já que são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência. Durkheim compara essa divisão com os órgãos do corpo humano (coração, fígado, pulmão...) uma vez que cada um exerce uma função, mas o corpo não funciona sem nenhuma delas.
A solidariedade vem da divisão social do trabalho, a divisão do trabalho gera solidariedade. Assim,numa sociedade com pequena divisão do trabalho (uma sociedade simples, não urbanizada, nas quais todas as pessoas realizam todas as tarefas de que precisam) a solidariedade é menor, a coesão do grupo é menor, pois você não precisa muito do trabalho do outro para viver. É a chamada solidariedade mecânica.
Ao contrário, quando mais a sociedade se diversifica, quanto maior a divisão do trabalho,...
tracking img