Sociologia peter berger cap. 1 e 2 resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 1
Peter Berger fala sobre a distorção da imagem, e da auto-imagem, dos sociólogos no primeiro capítulo. Muitas pessoas se empenham no estudo da Sociologia porque gostam de lidar com gente eacham que estudando esta ciência vão encontrar espaço para se realizar pessoalmente e expressar seus valores.
A Sociologia não necessariamente é voltada para a resolução dos problemas individuais decada pessoa [como na psicologia], mas sim visa estudá-los e entendê-los, de forma isenta e afastada de envolvimento. Berger cita Max Weber que em sua obra classifica a Sociologia como “isenta devalores”.
Augusto Comte, filósofo francês do início do século XVII que batizou a Sociologia com este nome, tinha largas esperanças que ela viesse a substituir a Teologia, senhora das ciências até então.
Aimagem do sociólogo é muitas vezes confundida com um tomador de estatísticas da sociedade e de seus comportamentos, tentando definir tendências de grupos de maneira mais formal e evitando o empirismopara parecer mais profissionalmente produtivo.
Na realidade o sociólogo é muito mais do que isso. É um estudioso que procura descobrir as implicações dos acontecimentos empregando para isso rigorososmeios científicos. Descobrindo estas implicações busca então obter uma visão mais ampla dos valores das instituições e da sociedade.
Em paralelo com isso tudo, o sociólogo investe muito tempo, estudoe esforço com o objetivo de construir e testar uma metodologia que possa estender suas descobertas a outros campos da sociedade.
Um sociólogo, no exercício de sua função, mostra os fatos como elessão e não como ele ou as pessoas interessadas em sua investigação gostariam que fossem. Ele diz o que tem que ser dito, não o que as pessoas querem ouvir.
Berger finaliza o primeiro capítuloenfatizando que o sociólogo é, em sua essência, um apaixonado pela descoberta das verdades ocultas existentes no ser humano e sua interação com o meio em que vive.

Cap. 2
A sociologia, bem como outras...
tracking img