Sociologia para alunos do 6° ao 9° ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESGATANDO OS VALORES
CAPÍTULO 1

ENTENDENDO O PROCESSO SOCIAL

O que é Sociologia?
A Sociologia estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
A sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação,competição e conflito na sociedade etc.
A Sociologia por si só não vai nos ajudar, pois temos de ter um pequeno conhecimento de outras disciplinas também, a História, a Geografia, a Economia, a Filosofia etc.
Sociedade - conjunto dos indivíduos que vivem sob as mesmas normas e das relações entre eles; força externa ao indivíduo, que determina grande parte do seu comportamento; meio ao qual uma pessoa estáagregada; Associação de indivíduos da mesma espécie que vivem de forma permanente, cooperando entre si, e sendo caracterizado pela organização e divisão dos trabalhos.
Relações Sociais – (refere-se ao relacionamento entre indivíduos ou no interior de um grupo social). As relações sociais formam a base da estrutura social. Nesse sentido, as relações sociais são o objeto básico da análise dasCiências Sociais. ...
Ex: Casal de namorados, Família: Mãe, Pai, Irmãos, trabalho: os colegas da mesma empresa, os vizinhos, a escola e os colegas de sala etc.
Valores Sociais – são normas e regras que não vemos, mas sabemos que existem para um convívio harmonioso entre os indivíduos. Dentro destes valores encontramos: Moral, Ética, Individual, Material, Espiritual e as Instituições Sociais (Família,Pátria, Política e Religião).
Valores Morais - são as coisas aprendidas para ser direitas ou erradas ou desejáveis ou indesejáveis. A moral é descrita às vezes como inata nos seres humanos, ou seja, é genética determinado em nós. Mas o jogo de valores morais é adquirido, com o exemplo, o ensino, e orientação dos pais e imposição da sociedade, que é implícita e explícita.
Diferentes culturaspossuem sistemas morais muito diferentes do valor. Valores morais, junto com tradições, leis, padrões de comportamento, e opinião, são as características definida de uma cultura.
Os povos reforçam os valores morais através da família, por orientação do par, a consciência, desaprovação, e somente em alguns exemplos pela lei. Eram eficazes em comunidades pequenas antes das leis formais (antiguidade).Pode também ser sustentado pelo conceito do “status”, um conceito que tem muitos significados diferentes para a sociedade. Há hoje uma desagregação significativa sobre de que status a sociedade contemporânea pertence e de que consiste realmente.
Valores Éticos - O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios quenorteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética éuma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existetambém a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
Valores Individuais - A convergência e a integração dos...
tracking img