Sociologia no brasil e seus principais estudiosos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia no Brasil e seus principais estudiosos.
A sociologia voltada para o conhecimento sistemático e metódico da sociedade, só apareceu na década 30 junto com a fundação da Universidade de SãoPaulo, embora a Sociologia já existia no Brasil, desenvolvido por Euclídes da Cunha em sua obra Os Sertões e nas idéias abolicionistas e republicanas. E nessa época a preocupação em geral dosintelectuais era a verdadeira descoberta do Brasil.
Os intelectuais mais destacados desse período são;
Gilberto Freire, nasceu em Recife PE em 1900, e contribuiu para que o Brasil encarasse com maisconfiança seu papel no mundo moderno. Sua obra casa grande e Senzala causou um impacto tão grande quanto Os Sertões de Euclides da Cunha. Nesta obra, Freire mostra sua visão poderosa e original dosfundamentos da sociedade brasileira, descreve com objetividade a contribuição do negro e o fenômeno da confusão na formação social do Brasil.
Caio Prado Júnior, veio de uma das famílias mais ricas e bemsucedidas daquela época, procurava formalizar o método marxista para análise da realidade brasileira.
E suas obras que teve mais repercussão foi: URSS um novo mundo, que publicou durante uma viajem aUnião Soviética. E quando voltou para o Brasil publicou mais obras de grande repercussão: Formação do Brasil Contemporâneo (1942) e Historia econômica do Brasil (1945).
Plínio Salgado Destaca-se pelo seuintegralismo, como um movimento nacionalista, anticomunista, antiliberal e anti-semita. Via com desconfiança não só o movimento modernizador da sociedade, mas como também o liberalismo e o marxismo.Fernando de Azevedo Ao mesmo tempo aristocrata e humanista, unia os anseios liberais e moderadamente socialistas. Em sua principal obra A cultura brasileira retoma a tese de uma unidade nacionalbaseada em diferenças regionais, culturais e éticas.
Sérgio Buarque de Hollanda Foi um dos pioneiros a utilizar na análise histórica brasileira o método tipológico de Marx Weber.
Sua obra Visão...
tracking img