Sociologia marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE SANTA CATARINA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA



1-O que Marx entende por alienação?

R: É aseparação do trabalhador dos meios de produção, onde o trabalhador não sabendo o que produz não sabe (sem consciência) do seu trabalho. Com alienação a classe dominante exerce poder econômico sob aclasse do proletariado.

2-O que é capitalismo?

R: É um sistema que tem como objetivo a acumulação de lucro onde há concentração de capital nas mãos de poucos e separa os detentores decapital dos detentores de mão de obra.

3-O que é salário?

R: O valor da força de trabalho considerada como mercadoria. Este depende dos preços e tipos dos bens necessários para asubsistência do trabalhador, natureza do trabalho, destreza e habilitação do trabalhador e o tempo que o trabalhador gastou com educação e treinamento para desenvolver suas capacidades (qualificação).4-Qual a relação entre trabalho e valor?

R: O valor de uma mercadoria é determinado de acordo com a quantidade de força de trabalho utilizado (e o tempo) para a sua produção. Ocapitalismo diz que a força de trabalho é a única capaz de criar valor.

5-O que você entende por mais valia?

R: É a diferença entre o valor real da força de trabalho e o salario. Pode ser:- Absoluta: aumenta a jornada de trabalho

- Relativa: é quando a mecanização faz com a qualidade dos produtos dependa menos da habilidade/ do trabalhador.

6- O que são forçasprodutivas?

R: As condições necessárias para a produção, como máquinas, matéria prima, instrumentos com a principal força, o homem.

7-O que é modo de produção?

R: É a forma como ohomem se organiza para executar a atividade produtiva. É fundamental para saber como se organiza e funciona uma sociedade. São exemplo o modo de produção asiático, modo de produção germânico, produção...
tracking img