Sociologia - karl max

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. BIOGRAFIA
Karl Marx nasceu numa família de classe média, na data de 5 de Maio de 1818, em Trier, um ano após Ricardo ter publicado os seus Princípios. Tal como Newton nasceu no ano em que Galileu morreu, Marx morreu no ano em que Keynes e Schumpeter nasceram. Seus pais eram judeus que tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de membros de etniajudaica no serviço público. Em 1835, depois de brilhantes sucessos na escola, Marx foi estudar para as Universidades de Bona e Berlim, começando pelo Direito, até que os encantos de filosofia arruinaram todo o seu interesse pela carreira de advogado. No ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim, onde a influência de Hegel ainda era bastante sentida, mesmo após a morte (em 1831) docelebrado professor e reitor daquela universidade. Depois de uma resistência inicial, Marx sucumbiu à filosofia de Hegel, substituindo porem a ideia da predominância do espírito sobre a matéria pela predominância da matéria sobre o espírito. No ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim, onde a influência de Hegel ainda era bastante sentida, mesmo após a morte (em 1831) do celebradoprofessor e reitor daquela universidade. Quando se goraram para Marx as hipóteses de uma carreira académica na universidade devida á sua origem, à sua personalidade e às suas ideias radicais, ele virou-se para o jornalismo, tornando-se redator-chefe da “Gazeta Renana”. Com o fechamento do jornal pelos censores do governo prussiano, em 1843, Marx exila-se em Paris, Bruxelas e, por fim, Londres.Nesse mesmo ano casa-se Jenny von Westphalen, a sua namorada de infância e aristocrata. Deste casamento, Marx teve cinco filhos: Franziska, Edgar, Eleanor, Laura, e Guido.
Durante a maior parte de sua vida adulta, sustentou-se com artigos que publicava ocasionalmente em jornais alemães e americanos, e, o facto de a vida deste intelectual radical não ter sido ainda mais difícil deve-se unicamentea Friedrich Engels, seu grande colaborador e amigo que o acompanhou ao longo de toda a sua vida. Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. O seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismoera o principal responsável pela desorientação humana. Defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam, cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. Este grande revolucionário, que também participouativamente em organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra “Capital”, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. O seu livro mostra estudos sobre o acumulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica às custas do empobrecimento do proletariado.Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo.
Este notável personagem histórico faleceu em Londres, a 14 de Março de 1883, deixando muitos seguidores das suas ideias. Lenine foi um deles e, na União Soviética, utilizou as ideias marxistas para sustentar o comunismo, que, sob sua liderança, foi 4 renomeado paramarxismo-leninismo. Contudo, alguns marxistas discordavam de certos caminhos escolhidos pelo líder russo. Seu grande amigo, Friedrich Engels declama estas palavras quando da sua morte: “Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por estas suscitadas, contribuir para a...
tracking img