Sociologia karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-) A premissa da análise marxista da sociedade é, portanto, a existência de seres humanos que, por meio da interação com a natureza e com os outros indivíduos, dão origem à sua vida material.
Ao produzir para promover-se do que precisam, os seres humanos procuram dominar as circunstâncias naturais, e podem modificar a fauna e a flora. Para isto, organizam-se socialmente, estabelecemrelações sociais. O ato de produzir gera também novas necessidades, que não são, por conseguinte, simples exigências naturais ou físicas, mas produtos da existência social.
Logo, “a própria quantidade das supostas necessidades naturais, como modo de satisfazê-las, é um produto histórico que depende em grande parte do grau de civilização alcançado”. Na busca de controlar as condições humanas, os homenscriam novos objetos os quais não só se incorporam ao ambiente, modificando-o, como passam às próximas gerações. O processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é, para Marx, a atividade humana básica, a partir da qual se constitui a “história dos homens”, é para ele que se volta o materialismo histórico, método de análise da vida econômica, social, política, intelectual.


2-) Aestrutura de uma sociedade depende do estado de desenvolvimento de forças produtivas e nas relações sociais de produção que lhes são correspondentes. Tais conceitos são interdependentes e têm, antes de mais nada, uma finalidade analítica, de modo a tornar inteligível a realidade.
A ação dos indivíduos sobre a natureza é expressa do conceito das forças produtivas que se referem aosinstrumentos e habilidades que possibilitam o controle das condições naturais para a produção, e seu desenvolvimento é em geral cumulativo.
O conceito de relações sociais trata das diferentes formas de organização de produção e distribuição de posse e tipos de propriedades, dos meios de produção, bem como e que se constitui no substrato para a estruturação das desigualdades expressa na forma de classessociais.
A divisão do trabalho expressa modos de segmentação da sociedade, ou seja, desigualdades sociais mais abrangentes como a que decorre da separação entre trabalho manual e intelectual.
A cada um desses grupos cabem tarefas distintas quanto porções maiores ou menores do produto social, já que eles ocupam posições desiguais relativamente ao controle e propriedade dos meios deprodução. A maneira que está dividida está ligada diretamente a renda, a sua distribuição.
As relações sociais estão ligadas às relações de produção.


3-) A base ou estrutura é formada não só pela força de trabalho mas também pela relação social de produção de uma sociedade, sendo estes os principais fundamentos das instituições políticas e sociais. Já a super estrutura ou supra estrutura,segundo a concepção materialista, é o produto que o homem gera, sendo este sem forma material, como ideologias políticas, concepções religiosas, entre outros. Segundo Marx e Engels os homens são capazes de transformar o seu pensamento e o produto deste. Portanto, não é a consciência que determina a vida, mas sim o contrário.É possível encontrar no modo como os homens estão organizados no processoprodutivo a explicação das formas jurídica, política, espiritual e de consciência. Segundo Marx, "os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre aqual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência".


4-) As classes sociais surgiram...
tracking img