Sociologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLAS JURÍDICAS
Conceito.
Por “escola jurídica” entende-se um grupo de autores que compartem determinada visão sobre a função do direito. Que se distingue em duas vertentes de pensamento pode reduzir- se a duas correntes. Aquela denominada idealista rotulação convencional para doutrinas jus naturalista , as quais entendem que existe um direito superior e antecedente a toda lei positivahumana; ea corrente positivista qual abrangem enumeres correntes cujo seguidores afirmam que o direito emerge dos homens.
O direito natural por ser definido por conjunto de normas abstratas diversa do sistema constituído pelas normas fixadas pelo Estado que tem como objetivo reger, orientar, a conduta do homem na sociedade. Segundo Nader (2006), a origem do Direito Natural se localiza no própriohomem. Em sua dimensão social, e o seu conhecimento se faz pela conjugação da experiência com a razão. É observando a natureza humana, verificando o que lhe é peculiar e essencial, que a razão induz aos princípios do Direito Natural.
Já o direito positivado é estruturado na norma prescrita vigente pelo ordenamento estatal, Direito seria o que estaria positivado em texto legal. A ética, a morale os princípios eram sempre esquecidos.
Jus naturalismo.
A noção de direito natural deve partir da ideia é no sentido de que o homem deve-se comportar segundo sua natureza, mais especificamente de acordo com a natureza das coisas, o conceito de natureza humana possui um sentido abstrato, referindo se á essência da pessoa e não a matéria ou a fenômeno natural.importante pensamento é saber seexsite uma lei natural que impede o homem a agir segundo sua natureza, ou de conformidade com a natureza das coisas.
Vale ressalvar as funções do direito natural dentre delas, que o direito positivo deriva de leis naturais ou da natureza das coisas o ordenamento positivo, para ter legitimidade deve se conformar com o direito natural. Os princípios e as declaração dos direitos do homen trazidos pelaONU , o direito á vida á honra e á liberdade são o que fixa o direito natural no ordenamento jurídico.
progresso do direito natural.
A corrente jus naturalista se desenvolve a partir do século XVI, com o intuito de aproximar a lei da razão, em busca de um Direito mais justo, mais perfeito; objetivando a proteção do homem contra quaisquer arbítrios dos governantes. Tratava-se de umaimportantíssima ferramenta, capaz de impor limites ao absolutismo Estatal. Thomas Hobbes (1588-1679) oncebe o direito natural como "a liberdade que cada homem tem de usar livremente o próprio poder para a conservação da vida e, portanto, para fazer tudo aquilo que o juízo e a razão considerem como os meios idôneos para a consecução desse fim" Direito Natural nasce a partir do momento que surge o Homem.
Ojus naturalismo volta a ter força a partir do século xx principalmente após 1945 com o termino da segunda guerra com os massacre crimes e genocídios cometido pelos nazistas , os doutrinadores alemães tiveram intensos pensamentos sobre valores humanitários, dignidade humana, bem comum, esses pensamentos levaram os alemães a reconstrução de sua constituição com base no jus naturalismo,tornando sepilares do direito contemporâneo .
Sua função atual é traçar as linhas mestras para conduzir o homem em sociedade , sempre sob aspecto de dignidade.
Divergências .
Alguns autores alegam por falta de legitimidade sendo puramente formal não podem ter força e nem expressão no direito ,criticas do positivistas são que o direito positivado e um conjunto de normas imposta pelo estado por sua vês ojus naturalismo e um conjunto de ideais que não podem ser aplicados em lei.
A tendência contemporânea é considerar o direito natural com conjunto de princípios e não propriamente como um direito normativo. Tais pensamentos levaram a ser considerado abstrato e anti-científico, o jus naturalismo cedeu espaço para o surgimento do positivismo jurídico.
Positivismo.
o positivismo adveio da...
tracking img