Sociologia geral e jurídica

Páginas: 17 (4211 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO
CURSO DE DIREITO

SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
Prof. MS. José Ernani de Almeida

Adriel Favaretto – RA 1001791219 (adriel.favaretto@hotmail.com)
Anderson Stefani – RA 1001784024 (guitarranderson@hotmail.com)
Andressa Bernardelli – RA 1054020503 (andi-bernardelli@hotmail.com)
Silvio Tadeu Fossatti – RA 1033940557 (silviotdfossa@yahoo.com.br)

PassoFundo
2010

SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
PROF. MS José Ernani de Almeida

1) Comente os fatores responsáveis pelo surgimento da Sociologia.

Os fatores que deram origem a Sociologia foram históricos, sócio-culturais e intelectuais. Os fatores históricos foram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. A Revolução Francesa foi causada por uma forte crise na agricultura e economia, pelainjustiça social que favorecia o clero e os nobres e também pelo surgimento do Iluminismo que pregava a liberdade, a igualdade e a fraternidade. A conseqüência foi o fim do absolutismo, a burguesia assume o poder, a propriedade privada passa a ser direito intocável, surge o direito a educação pública e gratuita, a separação entre a Igreja e o Estado, a criação do casamento civil e o surgimento dacidadania. Também a Revolução Industrial foi importante pelo aparecimento do proletariado e o papel histórico que viria a desempenhar na sociedade capitalista. Outro fator foi o surgimento da sociedade urbano industrial que causaria varias transformações na sociedade, tanto econômicas quanto sociais.
Os fatores sócios culturais foram a Racionalização que trata do uso da razão instrumental na açãohumana não levando em conta os elementos de natureza pessoal, afetiva e emocional, e a Secularização que diz respeito à substituição das explicações de caráter mágico ou religioso por aquelas de natureza racional, técnica e cientifica o que ocasionou a separação entre Estado e Igreja.
Paralelo a esses fatores, surge à evolução intelectual havendo passagem da concepção teocêntrica da realidade parauma concepção antropocêntrica onde a sociedade passa de um sistema feudal para um capitalista. Trata-se de modificações nas formas de pensamento, aonde o mesmo vai renunciando a uma visão sobrenatural para explicar os fatos substituindo por uma indagação racional.
Todos estes fatores influenciaram no surgimento da Sociologia como uma resposta para o novo desafio da humanidade: de como manter osgrupos sociais unidos e como evitar a desintegração social.

2) Por que a Sociologia é entendida como uma das manifestações do pensamento moderno?

É considerada como manifestação do pensamento moderno por ser uma ciência que surgiu posteriormente à constituição das ciências naturais e sociais. É uma ciência da sociedade, que estuda os fenômenos sociais pelo método das análises sociais, mesmoque nem todo acontecimento dentro de uma sociedade é de natureza social, portanto não toma como objeto o indivíduo, somente quando o mesmo afeta os demais constituindo um fato social. Também se pode afirmar que a Sociologia captou com objetividade e racionalidade os problemas da sociedade moderna.

3) Qual foi o significado da Revolução Industrial para a Sociologia?

Assim como a RevoluçãoFrancesa, a Revolução Industrial mudou completamente o rumo que a sociedade estava tomando na época, pois representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver com o crescimento urbano desordenado e sem estrutura, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência e a formação do proletariado e da burguesia. Essas novas existênciasvão paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e cientifico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum. O resultado social da industrialização é muito claro. A mudança de uma sociedade rural para urbana, industrial e comercial foi revolucionária, pois acentuou a distinção entre a classe média (burguesia) e a classe trabalhadora (o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociologia geral e jurídica- questões
  • Sociologia Geral E Juridica
  • Sociologia Geral e Jurídica
  • sociologia geral e juridica
  • Sociologia Geral e Júridica
  • Sociologia geral e jurídica
  • Diferenças entre sociologia geral e jurídica
  • Apostila de Sociologia Geral e Jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!