Sociologia: estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Estudo Dirigido de Sociologia

Docente: Rafael de Aguiar Arantes
Discentes: Tayse Viana, Laís Santana, Erick Bião e Bruna Tourinho

1. Elabore uma reflexão sobre a importância do relativismo cultural para a prática da imaginação sociológica. Destaque a importância do ator-pesquisador nesse processo, analisando a relação entre ciência, valores eideologia.

O conceito de imaginação sociológica, assim pensado por Wright Mills, está atrelado à necessidade de pensar imaginativamente e afastar-se de idéias pré-concebidas sobre a vida social. Trata-se de conceito eminentemente sociológico, referindo-se a uma habilidade que deve ser desenvolvida pelo sociólogo para viabilizar o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades.
Orelativismo cultural, por sua vez, traduz uma corrente de pensamento antropológico segundo a qual se reconhece que os valores, as idéias, as concepções de mundo são relativas e dependem do contexto cultural em que se inserem. É dizer, para o relativismo cultural não há nenhuma sociedade boa ou ruim, de modo que as crenças culturais não têm significado, senão dentro do seu contexto.
Nesse contexto, oestudo da sociologia recomenda a abordagem do assunto de modo imaginativo, relacionando as idéias e achados sociológicos com as situações da própria vida. Para tanto, é necessário estar consciente das diferenças entre os modos de vida existentes entre os grupos humanos, pois, ainda que os seres humanos tenham muito em comum, há variações entre as diferentes sociedades e culturas. Desta forma,verifica-se que somente mediante aceitação do relativismo cultural é que se torna possível exercer a imaginação sociológica. O reconhecimento de que nada é absoluto, ao contrário, tudo é relativo, é que torna possível cultivar a imaginação, combatendo o provincianismo, a visão estreita da realidade, limitada pelas concepções da sociedade em que se vive.
O sociólogo precisa ser alguém capaz de se libertarda imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo. O trabalho sociológico depende, portanto, da imaginação sociológica, que por sua vez depende do reconhecimento do relativismo das culturas e sociedades. Para o exercício da imaginação sociológica é necessário que pensemos para além das rotinas familiares de nossa vida cotidiana, a fim de que a observemoso mundo de modo renovado. Serve esta imaginação para ajudar a compreender os diversos aspectos que se subsumem em cada comportamento humano.
O cientista social (pesquisador), por sua vez, responsável pelo exercício na imaginação sociológica, é, antes de tudo, um ator histórico social, contido no sistema que pesquisa, razão pela qual se torna difícil acreditar que ele possa ser totalmenteneutro. O sujeito da sociologia tem um papel ativo no estudo do seu objeto, sendo ator e pesquisador ao mesmo tempo. Não raro os valores morais e as visões de mundo dos sujeitos envolvidos na pesquisa sociológica são encarados como empecilhos à objetividade científica, exigindo-se que o pesquisador se esforce para eliminar estas influências do meio social na sua pesquisa. Se por um lado se espera que apesquisa científica seja livre e independente em face de todas as ingerências externas, por outro lado não se pode esperar que o pesquisador renuncie a suas ideologias, mas que ele seja capaz de subordiná-la, no decorrer do seu trabalho à realidade dos fatos estudados.

2. Analise o processo a partir do qual a realidade se “reifica”. Procure “desrreificar” um fenômeno do seu cotidiano.

Parase guiar na realidade social, o homem se utiliza de tipificações, estereótipos que são influenciados pela estrutura social. Essas tipificações, contudo, podem se tornar padrões ou rotinas, que acabam por serem passados para as gerações seguintes, constituindo o que e chama de instituição. A instituição nada mais é que um estabelecimento de padrões comportamentais. Quando essas instituições se...
tracking img