Sociologia economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade: A construção social da corrupção

Encontre uma reportagem sobre corrupção que não seja a do caso "Carlinhos Cachoeira" debatido em sala de aula e responda às seguintes questões

1)Se trata de uma corrupção de mercado ou particularizada?
O Autor Mark Granovetter diz em seu artigo que a literatura sobre corrupção oferece pouco esclarecimento quanto ao balanço entre asvariedades particularizada e de mercado, porém logo no começo de seu artigo ele cita os dois elementos chaves para se separar uma corrupção através de James Scott em: “de mercado” ou “particularizada”. Aprimeira ele sintetiza como sendo uma corrupção impessoal onde ocorre a venda de bens e serviços do governo a quem pagar mais, e na segunda se encaixam as situações em que as pessoas honram suasobrigações para com outras de maneiras consideradas ilegais, impróprias e/ou corruptas por padrões legais.
Na reportagem por nós escolhida, pudemos concluir através dessa definição de James Scott que oconceito que mais se encaixa é o de corrupção de mercado, visto que os donos de uma empresa pagavam propina a parlamentares em troca de emendas e oficios destinados à compra de ambulâncias e materiaishospitalares, contando ainda com a intercessão desses parlamentares nas prefeituras para que as licitações fossem direcionadas para suas próprias empresas. Além de conseguirem esses convênios para suaspróprias empresas, a quadrilha é acusada de superfaturar sobre os bens e serviços oferecidos, caracterizando ainda mais como uma corrupção de mercado.


2) Qual a relação de status social aliimplícita?
A relação existente era de imputação de suborno (trocas corruptas) aos parlamentares que conferiam aos requerentes processos licitatórios, para compra das “invisíveis” ambulâncias. Há relaçãode ambas as partes, portanto não são independentes um do outro. Havendo então, uma relação de quid pro quo, mascarada como “presente”.
Neste caso, além do dinheiro que era recebido pelos...
tracking img