Sociologia - durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 1 de Sociologia – Durkheim

 “Anomia é um conceito fundamental em Durkheim. Ela literalmente significa ausência de normas. Mas não é bem que não haja normas. O quehá em sociedades altamente complexas, como essa em que nós vivemos, é que o sujeito está exposto a um conjunto pouco articulado de normas e muitas vezes conflitantes, então, elenão sabe pra que lado vai, ele não sabe pra que lado seguir.”

a) Explique o sentido da afirmação do Prof. Gabriel Cohn sobre anomia.

Para o Professor Gabriel Cohn, aAnomia, se analisada etimologicamente, significa sem normas, ou seja, a plena desordem seja de uma situação em particular, ou de uma sociedade como um todo. Especificamente, oProfessor opina a respeito da legislação imposta a nós (nesse caso, não a legislação atrelada à consciência coletiva, e sim a legislação literal, o conjunto de leis físicas). Eleexplica que o homem social acaba se perdendo em relação ao número excessivo de leis conflitantes e pouco articuladas, ou seja, a ordem acaba sendo prejudicada pela necessidadeabusiva de se mantê-la.


b) Qual é o papel da escola, segundo Durkheim, para a orientação das crianças e dos jovens na sociedade contemporânea?

Para Durkheim, o papel daescola é um dos papeis fundamentais para o homem social, uma vez que ela está entrelaçada diretamente com a formação de cidadãos integrados à sociedade com a necessidade de ordem, eindiretamente com a formação da consciência coletiva interna ao homem e acima da consciência individual que reside dentro de cada um. Além disso, a escola é símbolo da educaçãoque, como instituição social exterior e independente ao indivíduo, estabelece os valores, crenças e costumes da própria sociedade, resultando na coerção social de Durkheim.
tracking img