Sociologia drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ociologia
Sociologia
Como podemos observar no filme Tropa de Elite destacamos dois conflitos sociais o Trafico de Drogas e a Violência apontadas por fato de serem os jovensbrasileiros as vítimas preferências da violência e ao consumo de drogas ao invés dos seus autores. Além deste estereótipo de violência atribuído, sobretudo, aos jovens que aparecem nofilme Tropa de Elite, observa-se, igualmente, a atribuição generalizada do uso de drogas às práticas de violência.
A violência e o consumo de drogas atravessam as fronteiras de classe,raça ou cultura e a correlação destes problemas com os jovens se faz cada vez mais frequente em diferentes áreas do conhecimento como aparece no filme não e somente quem mora nafavela que e usuário mas os estudantes universitários de uma faculdade próxima a favela são os maiores consumidores, os dados obtidos apresentaram algumas relevâncias que apontam avulnerabilidade em relação ao consumo e a violência. Este acirramento da questão social se expressa no aprofundamento da violência estrutural,esta embora se fundamente na economia,reflete-se também na dinâmica das forças políticas e afeta os valores culturais do país.
O comportamento violento de alguns jovens, e também sua condição de vítima, frente às condiçõessociais, as quais foi relegado, se manifestam ainda por meio de sua incursão em quadrilhas de tráfico de drogas e esta incursão, principalmente para jovens habitantes de áreasperiféricas como se destaca no filme as favelas do Rio de Janeiro, tem se apresentado como uma alternativa que oferece facilidade na obtenção de dinheiro, em contraste com o contexto depobreza vivenciado por muitos desses jovens . Além da violência ligada ao tráfico de drogas, muitos jovens se deparam ainda, no contexto em que vivem, com situações particulares
tracking img