Sociologia do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Patrimônio cultural e turismo: estudo de caso sobre a relação entre o órgão Arp Schinitger e a população local de Mariana, MG

1. Resumo
2. Introdução
3. Patrimônio Cultural: princípios e conceitos
4. Patrimônio Cultural e Turismo
5. O Órgão Arp Schnitger em Mariana, MG, e a sua relação com os moradores locais
6. Considerações finais e propostas
7. ReferênciasIntrodução

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre patrimônio cultural e população local e como esta relação se reflete na atividade turística. Esta discussão se faz necessária, tanto no âmbito do Turismo quanto da Cultura, uma vez que grande parte dos deslocamentos turísticos é motivada pelo desejo de se conhecer os patrimônios materiais e imateriais do local visitado, e assim poder entrarem contato com a cultura do "outro".


Entretanto, é preciso considerar que um patrimônio comercializado através do turismo deva possuir de antemão uma relação de identidade e memória consolidada com a população local, observando se os autóctones o considera como um bem que deve ser respeitado e preservado, para que em um segundo momento possam "dividi-lo" com visitantes, através da prática doTurismo Cultural. Definido pelo Icomos (1976), esta prática seria um movimento de pessoas motivadas essencialmente por algum interesse cultural, como representações artísticas, festivais e outros eventos culturais, visitas a lugares e monumentos históricos, viagem de estudos, folclore, arte ou peregrinação.


Em um segundo momento, será apresentado um Estudo de Caso através do qual é possívelse observar a relação da população de Mariana, MG, e um importante patrimônio cultural do local, o Órgão Arp Schnitger. Desta forma, busca-se compreender como se relacionam os patrimônios, que são os elementos que constroem a memória e a identidade local, com a atividade turística. Finalmente, serão apresentadas possíveis ações que possam otimizar o relacionamento entre bem patrimonial ecomunidade local, ao se desejar construir uma relação onde todos possam sair beneficiados.




Patrimônio Cultural: princípios e conceitos




O conceito de patrimônio vem sofrendo reformulações desde as suas concepções de origem, assim como a formulação dos princípios de preservação e conservação. Segundo Barbosa (2001, p. 67) a origem etimológica da palavra "vem do latim patrimoniu,encontrando-se associado à idéia de uma herança paterna ou bens de família". A partir do século XVIII, o patrimônio foi compreendido como sendo os bens protegidos por lei e pela ação de órgãos, nomeando o conjunto de bens culturais de uma nação.


Já no século XIX, passou a ser caracterizado como uma coleção simbólica unificada, que procurava dar base cultural idêntica a todos, através de uma construçãosocial de extrema importância política, buscando ser algo construído para que se representasse o passado histórico e cultural de uma sociedade. Na década de 1970, houve a valorização do patrimônio cultural como fator de memória das cidades, passando a ser considerado como um tipo de conhecimento sobre o passado, testemunhos de experiências vividas coletivas ou individuais.


Na Convenção doPatrimônio Mundial da Unesco, em 1972, o patrimônio cultural, até o momento chamado patrimônio histórico, passou a ser considerado como "o conjunto de edificações separados ou conectados, os quais, por sua arquitetura, homogeneidade ou localização na paisagem, sejam de relevância universal do ponto de vista da história, da arte ou das ciências" (BARBOSA, 2001, p. 70). A partir deste momento, foramclassificados não apenas os bens materiais, como também os imateriais.


Pellegrini (1993, p. 92) ressalta que o significado dos patrimônios culturais é muito amplo, sendo incluídos outros produtos do sentir, do pensar e do agir humanos, variadas peças de valor etnológico, arquivos e coleções bibliográficas, desenhos de sentido artístico ou científico, peças significativas para o estudo da...
tracking img