Sociologia do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma leitura crítica da obra “Sociologia do Turismo”[1]

MARIANA LOPES CUSTODIO
VITOR HUNGARO
1 Introdução

É possível identificar um grande número de estudos, artigos e estatísticas que tentam comprovar a importância do lazer e sua defesa enquanto uma necessidade inerente ao ser humano. De um lado essas teses dão ao lazer um caráter libertador do individuo frente ao degradante mundodo trabalho. Por outro lado, o elemento justificador para o fomento do lazer esta relacionado ao Turismo, pois este apresentaria um enorme potencial para o desenvolvimento econômico e social, além de ser um elemento de reconstituição da força física e mental dos homens.
Corroborando com essa idéia, vale explicitar a elaboração de um sociólogo do turismo, Trigo (1998), ao dizer que o turismodeixou de ser apenas um complexo socioeconômico para se tornar uma das forças transformadoras do mundo pós-industrial, que juntamente com as novas tecnologias está ajudando a transformar as estruturas mundiais, influenciado a globalização, os novos blocos econômicos e, em última instancia, a nova ordem internacional.
Esse discurso vale-se de grande legitimidade perante o senso comum e nos meiosacadêmicos, ganhando status de verdade indubitável, no caso do turismo isso se torna ainda mais nítido, quando os dados apresentados apontam para o desenvolvimento das cidades pólos, a geração de empregos diretos e indiretos, a criação de divisas, além das viagens serem uma inesgotável fonte de cultura e conhecimento.
No Brasil o Ministério do Turismo, órgão encarregado em promover aspolíticas voltada para o turismo
O objetivo central desse trabalho é compreender o fenômeno do Turismo e desmistificar tão falaciosas afirmações, tomando de empréstimo alguns argumentos interessantes apresentados pelo pesquisador alemão Jost Krippendorf na obra intitulada “Sociologia do Turismo”, argumentos esses que suscitaram indagações: afinal, quais são os verdadeiros impactos que o turismode massa, abarca na economia de um país? Quem verdadeiramente se beneficia com a indústria do turismo e quais são os interesses que ele representa? É possível haver um turismo humanizador, sob a égide do capitalismo?
Para empreendermos a crítica, e dar respostas às indagações acima nos parece decisivo uma profícua investigação sobre os seguintes processos humanos, o trabalho, tempo livre,lazer e uma de suas expressões o turismo.

2.

Antunes (2005), diz que desde o mundo antigo, a compreensão sobre o trabalho é extremamente dúbia, é ao mesmo tempo expressão de vida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão.
Ainda de acordo com Antunes (2005), foi Marx o responsável pela mais sublime síntese do trabalho no mundomoderno: trabalhar significa, ao mesmo tempo, necessidade eterna da relação homem e natureza, ocupando lugar de destaque na história de nossa existência. Porém, sob a égide da produção de mercadorias, nossa atividade vital se transforma em nossos grilhões, em atividade imposta, extrínseca e exterior, forçada, obviamente estamos nos referindo ao trabalho alienado. Para ilustrar vale o excerto deHenry Ford.

Para certa classe de homens, o trabalho repetido, ou a reprodução continua de uma operação idêntica, por processos que não variam nunca, constitui um espetáculo horrível. A mim me causa horror. Por preço algum do mundo poderia fazer todos os dias as mesmas coisas. Entretanto atrevo-me a dizer que para a maioria a repetição nada tem de desagradável. (FORD, 1925, p.)Com o surgimento do modo de produção capitalista, mais especificamente na sua fase industrial, essa ambigüidade do homem com relação ao trabalho se traduz também numa constante fragmentação do tempo. Segundo Thompson (1998), as máquinas passam a determinar o ritmo do trabalho alterando a forma de como o homem passa a compreender o tempo, o trabalhador se torna uma extensão da máquina,...
tracking img