Sociologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INFORMAL

Arivaldo Caxias1
Arthur Uchoa1
Bruno Souza1
Irizan Sena1
Tatiane Araújo1

Resumo
O trabalho informal define-se como sendo um trabalho sem vínculos ou benefícios fornecidos por uma empresa, ,é algo sem carteira assinada, renda fixa e férias pagas, no mundo sempre existia o trabalho informa na forma de troca de objetos sem uso de dinheiro era apenas a troca demercadorias, nos tempos de hoje no brasil já com dinheiro ainda existe o trabalho informal, que são os ambulantes, empresas sem registros, uma das cidades mais movimentadas do país é são onde se concentra uma quantidade muito grande de trabalhadores informais, já no estado do Amapá, a predominância de trabalhadores do trabalho informal se manifesta de várias maneira, no artesão, na pesca, estivadores deportos, trabalhadores autônomos, ate mesmo o estágios se torno trabalho informal em alguns pontos relevantes.

Palavras Chaves: Trabalho Informal, Benefício, empregador, carteira de trabalho.

1- Alunos da Escola Técnica Maria Salomé, do Curso em e Eletroeletrônica, Turma: 116.

Desenvolvimento
1. O que é trabalho informal?
É o trabalho sem vínculos ou benefícios fornecidos por umaempresa, sem carteira assinada, renda fixa e férias pagas, é o trabalho indireto onde não há vínculos empregatício por meio de documentação legalizada. Esse tipo de trabalho teve grande crescimento na década de 90 quando a competitividade fez com que as empresas optassem por mão de obra qualificada e também frente a crise econômica, as empresas tiveram que demitir seu quadro de funcionários e baixar ovalor de suas mercadorias, com isso cresceu o número de desempregados, por sua vez, famílias com número de pessoas muito grade sem como se sustentar, a única opção foi trabalhar informalmente, cada pessoa se tornou seu próprio patrão, sendo assim um modo de manter o sustento familiar.

2. O Trabalho informal no mundo
No passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas,alimentos ou moradia. Ao constituir as primeiras sociedades, ou povos, o trabalho era recompensado por mercadorias (escambo), como uma espécie de troca. Até então, era possível obter um trabalho através de uma simples conversa, sem exigir qualquer tipo de documentação ou comprovação de experiência anterior, então no passado era dessa maneira que funcionava o trabalho informal, não existia umalegalização do trabalho, apenas conversa da pessoa que tinha mais com o outro que tinha menos.

2.1 Trabalho Informal no Brasil
A economia informal sustenta uma parcela da população mundial que por falta de oportunidades de emprego passa a viver à margem da formalidade, é considerada parte integrante da população economicamente ativa, o emprego informal é aquele no qual a pessoa trabalha semcondições regulamentadas pelo governo, ou seja, a questão no Brasil por existir muitos trabalhadores informais está ligada a má formação dos cidadãos brasileiros no que se diz respeito na área da educação brasileira. Tem muitos profissionais qualificados, mas o mercado exige cada mais uma boa qualificação para atuar em uma determinada área, por exemplo o cidadão é formado em eletroeletrônica, a empresa vaiexigir além do seu currículo, ou seja, suas qualificações, se chegar um com maior gabarito do que esse, a empresa irá contratar o que está com mais qualificações, e o outro fica de fora da empresa, esse que ficou de fora, se não encontrar trabalho formal, o mesmo vai trabalhar na informalidade para garantir o sustento da família.
2.2 O centro nervoso do País (São Paulo)
Assim como grandessetores da economia, o trabalho informal também tem em São Paulo o seu grande pólo comercial. É na Rua 25 de Março, no centro da cidade, que fica o maior centro de comércio a céu aberto da América Latina. Lá inúmeros trabalhadores informais disputam espaço com as lojas comerciais vendendo produtos nacionais e importados. Esses produtos têm um preço menor, que atrai não só os clientes, mas também a...
tracking img