Sociologia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas



1) Por que se poderia dizer que o fenômeno do “requinte de crueldade ”afasta-se da classificação de agressão instrumental?

2) A agressividade é um comportamento humano sempre ruim?

3) Defina agressão.

4) Quais as causas, segundo Lorenz, da agressão humana Ter fugido do controle?

5) Qual a relação entre genética e criminalidade?

6) Como a televisão, segundo ateoria de Bandura, pode influir sobre a violência?

7) Por que o pedido de desculpas é visto de forma tão eficaz, como o meio de evitar a vitimização, pela abordagem cognitivista?

8) Como a teoria do Condicionamento pode ser utilizada para diminuir a agressividade?

9) Como a teoria da escolha racional explica a escolha pelo mundo do crime?

10) Cite as formas de agressão mais comumentecometidas por homens de seu meio social e outras que sejam cometidas com mais freqüência pelas mulheres. Há alguma diferença em essência entre elas? Explique.

11) O que a Vitimologia veio a trazer de inovador no estudo do fenômeno da agressividade?

12) No texto.

13) Como a idéia de esteriótipo ajuda a explicar certos crimes?

14) Qual o papel da desigualdade social na criminalização daspessoas?

15) O que o estado pode fazer para combater a criminalidade?








Respostas



1) Difere muito no sentido em que, o exemplo utilizado no texto nos traduz que a agressão instrumental é utilizada e justificada com uma finalidade, como em uma guerra onde sua finalidade é a defesa, já nos requintes de crueldade muitas vezes os criminosos ultrapassam os limites daviolência necessária.

2) Não, pois muita das vezes a agressividade é utilizada em benefício próprio, como na legítima defesa, e nem sempre é vista como um comportamento sempre ruim.

3) Há questões a serem debatidas a respeito do conceito de agressão, alguns que a agressão é a intenção que o agente tem de produzir sofrimento a outrem, e alguns sustentam que se a agressão for cometida sem a intenção,não se torna um ato agressivo e outra forma de agressão seria não pela intenção, mas sim o resultado que esta mesma provocaria. A agressão em si não tem uma definição correta, pois cada um tem suas idéias e pensamentos a respeito de sua definição.

4) Pois o ser humano se adaptou-se com a evolução do tempo, antigamente tínhamos as chamadas “lutas justas”, foi-se o tempo da regra dos dez passos eestrito regramento do duelo clássico. Atualmente, quem pode mais é quem tem mais dinheiro, com os avanços da tecnologia, as pessoas não brigam mais com as mãos, pois, qualquer assunto que tem a resolverem agora é tratado só na bala.

5) As contribuições da biologia, em especial da genética do comportamento e da psicologia evolucionista, para o entendimento da violência nas sociedadescontemporâneas não têm sido bem entendidas por outras áreas do conhecimento que estudam o mesmo fenômeno em níveis de maior complexidade, como as ciências sociais. Estudos recentes mostram que, no nível teórico, o descaso em relação à importância de abordagens genéticas e darwinianas da violência deixam lacunas. No exercício prático da resolução de problemas sociais, a exclusão dos aspectos biológicos, comoa relevância de certos estados mentais nas condutas violentas, leva à ausência de recursos de saúde e assistência social, na sociedade, para auxiliar indivíduos predispostos a comportamentos violentos a lidarem com suas circunstâncias.

6) A televisão influencia na forma de que na televisão a criança encontra modelos de como deve lidar com determinadas situações de acordo com seus modelossuper-heróis, neste caso os desenhos que apresentam cenas de violência como suas histórias.

7) Porque essa medida que tornando-se convincente da sua não intencionalidade em provocar o agressor distorce totalmente a interpretação do agressor, que tende a ver em qualquer encontrarão uma tentativa de humilhá-lo. E assim portanto, mudando essa interpretação, poderá mudar-se o comportamento.

8)...
tracking img