Sociologia de richard Dawkins e frankfurd

455 palavras 2 páginas
Colégio Anglo-Brasileiro
Nome: Tamires Silva 2º ano D
Data: 18/06/2013

1- Qual a mensagem dada pelo bilólogo Richard Dawkins com relação a verdade cientifica?
Para Dawkins, a verdade científica é a absoluta, e que considerar que a verdade é relativa, que cada cultura tem a sua, é hipocrisia. Porém, não se pode realmente apoiar a teoria de Dawkins, pois nenhuma verdade é absoluta. Contanto, a verdade cientifica foi aquela que desgrudou o homem da terra e o levou à lua. O homem que crê que a lua estava somente a alguns metros acima do topo das arvores, nunca vai poder toca´la.
2- Qual o pensamento central da hiustória de Frankfurt?
Teoria Crítica
3- Em que consiste a critica da "razão instrumental"?
A razão instrumental critica a civilização em si; o capitalismo e a ciencia e sua ligação com o mundo ocidental. A ciencia foi o que possibilitou a axploraçaõ. Sem ela não existiria o capitalismo.
4- Em que consiste a "reação idealista" adotada pelos pensamentos Itralianos?
Critica o capitalismo e socialismo, pois estes proucuram por novas ciencias e tecnologias, a que contraria a ciencia teorica.
5- O que é o fenomeno "UNABOMBER"?
Theodore Kaczynski, um matemático americano, tinha a teoria que o conhecimento não trazia felicidade a ninguem. Ele concluiu isso após pesquisar a vida cotidiana das pessoas, e decide que o melhor seria de "acabar" coma ciencia e tecnologia, voltando à epoca pré- industrial.
Infelizmente, seus metodoas não eram os melhores: ele bombardeava diversos lugares nos Estados Unidos para chamar atenção. Seu objetivo, porém, foi atinjido: ele concordou em parar de mandar bombas se seu manifesto fosse publicado nos jornais. No final, a unica coisa que estudiosos não concordavam com Kaczynski foram seus metodos.
6- E para voçê, o conhecimento é preigoso? Justifique sua resposta.
Acredito sim, que o conhecimento pode ser perigoso. A verdade, as vezes pode ser dolorosa ou vergonhosa. Como um relacionamento que deu errado, ou então no

Relacionados