Sociologia da familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Família em mudança”, por Maria Engrácia Leandro | Outubro 14
2011
|
Rafael Bernardo Gomes
Nº 3026 25ºCLEUC: Sociologia da família | Ficha de Leitura |

Por E. Durkheim, como seres sociais que somos temos necessidade de “solidariedades intermédias” que eram associadas ao trabalho e associações colectivas que na actualidade são essencialmente solidariedades familiares, pelo que estudosrecentes demonstram, contrariando alguns pessimismos que davam conta de uma “morte da família”, que no entanto cada vez ganha mais força, tanto que em 1999, a importância dada pelos portugueses sofreu um aumento em consideração com dados de 1990.
Com isto, temos que a “crise da família” não esta mais numa situação de crise, pois tem assumido uma grande importância nas sociedades modernas.
Noentanto, podemos considerar que o conceito de família sofreu alterações, não sendo mais a imagem de uma família onde temos a mae dedicada à família, lar e filho sob a autoridade do pai, “pater famílias”, apresentando enumeras formas na actualidade. No entanto, nem a família monoparental nem a família recomposta é uma coisa só do presente, por motivos de mães solteiras ou viuvez, respectivamente.
Oque tem acontecido é um novo conceito de família, onde a nupcialidade sofreu uma diminuição nas últimas décadas do seculo XX e a consequente diminuição da natalidade, e por outro lado temos um aumento dos divórcios, e com isto o aumento das famílias recompostas. Temos ainda um aumento do número das uniões de facto, o que revela uma desinstitucionalização da vida a dois.
Em muitos casos, a relaçãomãe-filho constitui o eixo motor da vida familiar.
Com estas mudanças temos uma alteração de elevada importância, a passagem de uma “socialização autoritária” por parte dos pais para uma “educação menos directiva”, sendo assim a transmissão mais assegurada por ser menos baseada no medo, havendo uma modificação nos sistemas de valores dos pais, não deixando contudo de os transmitir aos filhos.Estes valores têm mais a ver com referentes encontrados na sociedade e na materialidade, com a ética, a inscrita no espirito do tempo e não na religião e tradição como acontecia no passado.
No entanto, com a família contemporânea a falta de autoridade não significa que a noção de respeito tenha desaparecido, muito pelo contrario, a diferença é que no passado, este devia-se aos valores tradicionais,que se deviam a um “medo” por parte dos mais novos em relação aos mais velhos, e a dependência na família, pondo esta acima de qualquer interesse do individuo. Era a predominância dos valores do “parecer” e do “ser social” e não do “ter” ou “querer” individual.
Em suma, o respeito passou a ser marca do reconhecimento e não devido ao medo de uma autoridade superior, sendo isto do “respeito” umdireito de todo e qualquer individuo, bem como ser considerado como uma pessoa independentemente do tamanho idade ou sexo, o que leva a que na actualidade os filhos passaram a interlocutores dos pais, devido a todas as ferramentas que a família lhes poe a disposição no âmbito do domínio afectivo, cultural e material. Na actualidade temos um respeito, auxilio e assistência mútuos entre pais e filhos enão mais a situação de autoritarismo por parte dos pais, não sendo os filhos apenas mais um mero objecto de trabalho.
A conjugalidade moderna tem sido vista como uma valorização das relações, da senti mentalização, privatização e individualização ao contrario da família tradicional que dava uma imagem de si como um grupo instrumental mobilizado para a sobrevivência do grupo. A família conjugalcontemporânea é representada pela valorização da vida emocional e afectiva, pela intimidade da relação num espaço privado vedado ao olhar e intromissões do parentesco, da vizinhança, da religião e das tradições, no entanto torna-se mais publica no sentido de uma maior necessidade do Estado e instituições, na educação e cuidados com as crianças, na assistência a idosos, nos cuidados e controle da...
tracking img