Sociologia da educacao

Páginas: 8 (1850 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
ESCOLA SUPERIOR DE ENSINO ANÍSIO TEIXEIRA
CURSO DE PEDAGOGIA

GIRLANE SOUZA
MARIZE GONZAGA DE OLIVEIRA DE SOUZA

OS PRINCIPAIS SOCIÓLOGOS DA EDUCAÇÃO E SUAS TEORIAS

SERRA
2011
ISIDORE AUGUSTE MARIE FRANÇOIS COMTE (1798 – 1857)

Filósofo, francês, nascido em Montpelher, fundador da Sociologia em 1836, (antes de Comte, a sociologia já havia dado os primeiros passos, mas foi elequem a organizou como ciência) é conhecido como o filósofo que quis pôr ordem no mundo. Criador do positivismo, corrente filosófica com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil, Comte acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do individuo com critérios das ciências exatas e biológicas. Para Comte a análise científica aplicadaà sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
A imposição da disciplina era uma função primordial da escola, para Comte, era fundamental que os membros de uma sociedade aprendessem desde pequenos a importância da obediência e hierarquia, acreditava que todos os seres humanos guardam em si instintos tanto egoístas quantoaltruístas. A educação deveria assumir a responsabilidade de desenvolver nos jovens o altruísmo em detrimento do egoísmo, mostrando a eles que o objetivo existencial mais nobre é dedicar a vida às outras pessoas. O pensamento de Comte tinha forte aspecto empirista, por levar em conta apenas os fenômenos observáveis e considerar anticientíficos os estudos dos processos mentais do observador..
OPensamento positivista chegou ao Brasil por volta de 1850, e foi trazido por brasileiros que estudaram na França. Dentre as numerosas influências do positivismo no Brasil podemos destacar, entre elas, o lema Ordem e Progresso da bandeira; a separação da Igreja e do Estado; o decreto dos feriados; o estabelecimento do casamento civil e o exercício da liberdade religiosa e profissional, o fim do anonimatoda imprensa, a revogação das medidas anticlericais e a reforma educacional.

ÉMILE DURKHEIM (1858-1917)

Lecionou pedagogia e ciências sociais na faculdade de letras de Bordeaux.
Abordou a educação como um fato social. Para Durkheim não havia método mais apropriado para por em evidência a verdadeira natureza da educação. Acreditava que a sociedade seria mais beneficiada peloprocesso educativo. Para ele, a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta. Essa concepção Durkheimiana era também chamada de funcionalista, as consciências individuais são formadas pela sociedade, ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada (pelo espírito ou pela consciência humana).
Para Durkheim, o homem é egoísta e necessita ser preparadopara o convívio social, ele observou que, a partir do momento em que as sociedades atingem um nível intelectual mais desenvolvido, há homens que se consagrem de modo exclusivo ao pensamento.
Na visão durkheimiana, a educação moral é a forma de conferir ao cidadão o gosto pela vida em coletividade, de criar o costume de pensar e agir em comunhão com os seus concidadãos. A sociedade não podedeixar de estar presente e vigilante, para obrigar a ação pedagógica a se exercer em sentido social.

MAX WEBER (1864-1920)

Max Weber nasceu na cidade de Erfurt, na Turíngia, tornou-se professor de economia na Universidade de Freiburg.
A abordagem de Weber sobre a educação não se restringia a instituição escolar, ele tinha uma visão diferente sobre a educação e sociedade, ele nãoobjetivava prever o que aconteceria no futuro, tampouco se predispunha a escrever “receitas” de como deveria sê-lo. A educação para Weber é o modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções que a transformação causada pela racionalização da vida lhes colocou a disposição. Para Weber, a educação sistemática passou a ser o pacote de conteúdos e de disposições de operar essas novas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia da Educação
  • Sociologia da educação
  • Sociologia da educação
  • Sociologia da educação
  • sociologia e educação
  • sociologia da educação
  • sociologia da educaçao
  • Sociologia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!