Sociologia da educação

1) Segundo Oliveira (2000) qual é o conceito sociológico da educação?
Para Oliveira a educação constitui-se uma das atividades básicas de uma sociedade humana, a qual a sobrevivência dependenteda transmissão de sua herança cultural aos mais jovens. Sendo que toda sociedade encontra meios de perpetuar sua herança cultural, ensinando os costumes instituídos do grupo aos jovens.

Podemosconsiderar a educação como um processo pelo qual a sociedade usa para transmitir seus costumes, suas tradições, habilidades e etc., isto é, sua cultura como um todo, aos jovens. Assim, a criança sesocializa porque aprende regras comportamentais do grupo ao qual pertence. A educação é socialização.

Para este autor, do ponto de vista sociológico, “a educação é a ação pela qual as geraçõesadultas transmitem sua cultura às gerações mais jovens”. Acrescenta que a educação visa:
• transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem;• socializar, ajustar os indivíduos à sociedade e, ao mesmo tempo,
• desenvolver suas potencialidades e as da própria sociedade.




2) As transformações da sociedade industrial provocaramalterações na Educação, ampliando o quadro de problemas investigados pela Sociologia da Educação. Sendo assim, quais outros objetos de estudos foram então incorporados para estudo da Sociologia daEducação?


A formação permanente,o planejamento global da educação,a politização das atividades educacionais, a participação desigual das crianças dos adolescentes e dos adultos nas atividadeseducacionais e culturais devido a sua origem social.
3) Identifique um fenômeno que NÃO é um objeto de estudo da Sociologia.
a) A educação como processo social global que ocorre em toda asociedade;
b) Os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura;
c) A criança como unidade sociológica;
d) A sala de aula como subgrupo...
tracking img