Sociologia da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:
SOCIOLOGIA E REALIDADE.
TÍTULO:
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
OBJETIVO:
O objetivo desse trabalho é procurar conhecer, compreender e comparar as idéias dos teóricos, Émile Durkheim e Karl Marx, analisando a inter-relação entre o homem, a sociedade e a educação, à luz de diferentes teorias sociológicas, bem como das práticas pedagógicas ratificadoras e transformadoras dos contextosculturais, social, político, econômico e ecológico.
JUSTIFICATIVA:
Conhecer a importância e o papel que cada um dos teóricos relacionados á esse trabalho têm em função da Sociedade e da Educação. E quais as suas contribuições para o desenvolvimento da sociologia da educação e das teorias sociológicas.
INTRODUÇÃO:
Émilie Durkheim foi um dos primeiros sociólogos que trabalhou com a questão da educação.Mas ele deu importantes contribuições para a sociologia da educação, uma delas foi o fato dele ter produzido os primeiros trabalhos de pesquisa na sociologia, ele não ficou só na teoria, mas mostrou como metodologicamente se pode produzir ciência a partir da análise da sociedade como um todo. Já Karl Marx contribuiu para o desenvolvimento da sociologia e das teorias sociológicas que vê ásociedade como um todo composto de várias partes, como a Economia, a Política, as idéias e a cultura. E como grande momento de ruptura dentro da teoria sociológica, acontece com Karl Marx, com a noção de classe social que aparece no momento de grande efervescência social, conflitos e embates decorrentes de novas formas de organização do trabalho, que é a luta de classes inerente ao capitalismo.DESENVOLVIMENTO:
Segundo Durkheim, em sua obra As Regras do Método Sociológico, são regras que nos são impostas pela sociedade e se constituem no limite da ação individual, ou melhor, a vontade individual é determinada pela vontade coletiva. Estas regras e normas, estabelecidas no contexto do espaço social, são o que Durkheim denominou de fatos sociais. Podemos dizer que fatos sociais se constituem noconjunto de normas e regras coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais, objeto de investigação sociológica em Durkheim, possuem as seguintes características: Coercitivos, são expressos por ameaças de castigo e por punições, demonstrando suas características disciplinadoras, ou seja, é uma força independente de nossas vontades ou escolhas individuais.
No que serefere ás punições, Durkheim classifica como legais aquelas que são prescritas pela sociedade sob a forma de leis, onde estão consideradas as infrações e as penas correspondentes espontâneas.
Exteriores: Neste sentido percebemos que muitos dos comportamentos são determinados por forças exteriores, ou seja, não dependem da consciência individual.
Genéricos: Este diz respeito ao fato de que asnormas e regras sociais devem se reproduzir na maioria dos indivíduos.
Durkheim analisou também as estruturas e instituições sociais, bem como as relações entre o indivíduo e a sociedade, analisando as novas relações de poder que se configuravam na Europa da sua época. Daí a possibilidade concreta que Durkheim percebeu de se poder tratar o fato social como “coisa.” Distingue dois tipos desociedades, pautadas no que chamou de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. Para ele, as sociedades antigas apresentavam a divisão do trabalho fundamentada na solidariedade mecânica, que estimula o desenvolvimento tecnológico e uma maior divisão do trabalho, criando uma distinção importante entre as tarefas e levando à solidariedade orgânica.
Para Durkheim, a sua preocupação com a ordem e coma integração social é que o levava a se interessar pelos problemas da Educação, esta que estava assim envolvida em um espírito de missão. Par ele, seria a forma pela qual o indivíduo tomaria consciência da coletividade e da melhor maneira para agir em comunhão com os demais membros dessa sociedade.
Portanto, outro teórico que muito contribuiu para o desenvolvimento da sociologia e das teorias...
tracking img