Sociologia - Cultura

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 6 de fevereiro de 2014
Cultura

Conceito sociológico de cultura:
O ser humano é um ser social. A vida em grupo tem conduzido ao desenvolvimento de regras e de procedimentos e, assim, tem suscitado crenças, criado normas, valores, etc. Desta forma, a vida em grupo é uma vida em estado de cultura, pois cada sociedade exprime-se e realiza-se através de uma cultura distinta. A cultura é um conjunto complexo earticulado de normas, valores práticas sociais e crenças que condicionam os seres humanos, bem como as realizações técnicas do grupo, conferindo a cada sociedade o seu aspeto original. É, portanto, a maneira de pensar, sentir e agir de um grupo. Assim, numa determinada cultura todos os membros têm lugar, pois a cultura é algo partilhado que concede a cada um características básicas que o distinguem dosmembros de outro grupo.
Cultura é diferente de herança biológica. Por exemplo, comer para sobreviver é algo biológico, mas alimentar-se de acordo com um horário fixo, comer determinados alimentos e usar determinados utensílios é algo que se aprende de acordo com a cultura em que estamos inseridos. O significado popular do termo cultura está relacionado com o facto de a pessoa ser culta, isto é, deter conhecimentos em vários domínios do saber. O significado sociológico do termo cultura está relacionado com o conjunto de maneiras de pensar, sentir e agir de um determinado grupo, isto é, quando o indivíduo é portador de cultura, que varia de grupo social e quando cada grupo social se integra na sua cultura, com maneiras específicas de pensar, sentir e agir.
Todas as sociedades são portadorasde uma cultura que as distingue e as identifica porém, é possível encontrar grupos numa determinada cultura que têm alguns traços distintos, por exemplo, os jovens têm maneiras próprias de falar, vestir e pensar. Estas diferenças dentro de uma determinada cultura são chamadas de subculturas, que embora tenham traços culturais diferentes da cultura principal não põem em causa a cultura dominante,coexistindo com ela.
Elementos da cultura:
A cultura tem elementos materiais e elementos espirituais ou imateriais. Os elementos materiais compreendem as obras realizadas, as técnicas e são, por exemplo, as habitações, o vestuário, as estradas, os alimentos, etc. Os elementos espirituais ou imateriais compreendem as ideias, as crenças, as normas e os valores, como por exemplo, o bem, o mal, ajustiça, a beleza, a bondade, a liberdade, a religião, a literatura, a arte, a música, etc. Os elementos materiais e imateriais interagem e não existem separadamente e, assim, produzem a cultura. Concluindo, os elementos materiais e espirituais baseiam-se uns nos outros, reforçam-se mutuamente e quando a sua relação se quebra, a sociedade perde algumas das suas referências culturais.
Os elementosespirituais influenciam os elementos materiais, como exemplo temos os elementos espirituais que proíbem uns povos de comer carne de vaca, porque se trata de um animal sagrado. Os elementos materiais condicionam também os elementos espirituais, como exemplo temos a inovação tecnológica que alterou certos valores morais, religiosos, económicos e políticos.
A vida em sociedade pressupõe uma certaordem, pois é necessário satisfazer as necessidades de cada individuo. Desta forma, é necessário haver condutas individuais que obedecem a um conjunto de regras que defendem e garantem a ordem social e que estão assentes num padrão. Os valores culturais são conceções gerais do bem que orientam as condutas sociais.
Folkway é um comportamento cultural, uma maneira de resolver os múltiplos problemas quetodos têm no seu quotidiano, como usar garfo e faca ou pauzinhos para comer. Assim, Folkways são as maneiras normais e habituais de um grupo fazer as coisas e cada grupo social tem as suas Folkways, isto é, maneiras de apertar as mãos, comer, usar gravatas, conduzir do lado x, etc.
A vida em grupo impõe a elaboração de regras e de normas exteriores ao individuo, ou seja, que lhe são impostas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cultura
  • A cultura( SOCIOLOGIA)
  • Sociologia da Cultura
  • Sociologia e Cultura
  • sociologia/cultura
  • Sociologia
  • Sociologia e cultura
  • Sociologia cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!