Sociologia clássica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia Clássica - Resumo
  A Sociologia volta-se o tempo todo para os problemas que o homem enfrenta no dia-a-dia de sua sociedade. Ela pretende ser um conhecimento científico sobre arealidade social e, enquanto tal, visa estabelecer teorias, bem como confrontá-las com a realidade.
          - Cientificismo e organicismo
            A primeira corrente teórica sistematizada depensamento sociológico foi o positivismo. Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leisnaturais.
            Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava a realidade.
            Essatentativa de derivar as ciências sociais das ciências físicas é patente nas obras dos primeiros estudiosos da realidade social. O próprio Comte deu inicialmente o nome de “física social” às suas análises dasociedade, antes de criar o termo Sociologia.
            A própria sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam, harmonicamente, segundo ummodelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo também foi chamado de organicismo.
            Defendia o ponto de vista de somente serem válidas as análises das sociedades quando feitas comverdadeiro espírito científico.
            O positivismo exaltava a coesão social e a harmonia dos indivíduos em sociedade. Foram teorias que abriram as portas para uma nova concepção da realidade socialcom suas especificidades e regras.
          - Durkheim e os fatos sociais
            Para o filósofo francês Émile Durkheim, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foramdiretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos.
            Seguindo essas idéias, Durkheim afirma que os fatos sociais, ou seja, o...
tracking img