SOCIOLOGIA Atividade1 Durkheim 20151

2625 palavras 11 páginas
SOCIOLOGIA - Profa. Crislaine (ATIVIDADE 1 – ÉMILE DURKHEIM)
Atividade em grupo
ORIENTAÇÕES:
O texto deve ter de 2 e 3 páginas, digitado e formatado em letra 12, fonte Arial, espaçamento 1,5 e margens de 2,0 cm (inferior/ direita) e 3,0 cm (superior/ esquerda).
Deve ser inserida uma capa com as seguintes informações: Faculdade, curso, disciplina, professora, nome completo dos integrantes do grupo (grupos de até 4 integrantes), com os respectivos números de matrículas, indicação da atividade e data.
A entrega deverá ser feita em via impressa, por um dos alunos do grupo, durante a aula do dia agendado.
Para a detecção de plágio, o trabalho deverá ser enviado por um dos integrantes do grupo pelo Blackboard, até as 23h59 do dia correspondente, na aba Grupos/ Atividades.

TEXTO BASE PARA A QUESTÃO:

Segurança Pública, pauta dos conservadores?
Átila Roque, entrevistado por Marcelo Pellegrini, em Carta Capital, 8 dez. 2014. (Disponível em: < http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/seguranca-publica-tema-dos-conservadores/> Acesso em: 08 fev. 2015)

Matou-se mais no Brasil do que nas doze maiores zonas de guerra do mundo. Os dados são da Anistia Internacional no Brasil e levam em conta o período entre 2004 e 2007, quando 192 mil brasileiros foram mortos, contra 170 mil espalhados em países como Iraque, Sudão e Afeganistão.
Os números surpreendem e são um reflexo de uma “cultura de violência marcada pelo desejo de vingar a sociedade”, conta Átila Roque, diretor-executivo da base brasileira da Anistia Internacional. De acordo com os últimos levantamentos feitos pelo grupo, 56 mil pessoas foram assassinadas em solo brasileiro em 2012, sendo 30 mil jovens e, entre eles, 77% negros.
Esses índices, segundo ele, são resultado de uma política de criminalização da pobreza e de uma indiferença da sociedade em torno de um “genocídio silenciado” que muitas vezes fica impune. “Entre 5 e 8% dos homicídios no Brasil chegam a virar processo criminal. Então, na

Relacionados