Sociologia - Aprendendo a aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia
1.Como uma organização deve se planejar para aprender a aprender? Ela tem capacidade para isso? Se sim, como?
A Organização pode sim aprender, mas essa capacidade varia de organização para organização. No texto base são expostos dois tipos de aprendizagem a de circuito único que nada mais é que apoiar em uma habilidade de detectar e corrigir o erro com relação a dadoconjunto de normas operacionais o segundo modo de aprendizagem é o de circuito duplo que depende de ser capaz de olhar-se duplamente a situação, questionando a relevância das normas de funcionamento. Para planejar essa capacidade de aprender a organização pode ter como base essas quatro diretrizes. Primeiro, encorajar e valorizar uma abertura e flexibilidade que aceita erros e incerteza como umaspecto inevitável da vida em ambientes complexos e mutáveis. O Segundo, encorajar um enfoque de análise e solução de problemas complexos que reconheça a importância de exploração de diferentes pontos de vista. Terceiro, evitar imposição de estrutura de ação em ambiente organizado. Relaciona-se com a importância da ação dirigida para a investigação. O quarto princípio que facilita o desenvolvimento doaprender a aprender relaciona-se com a necessidade de fazer intervenções que criam estrutura e processos organizacionais de fazer intervenções que criam estrutura e processos organizacionais.



2- O que é a organização vista de forma holográfica? Quais são seus princípios?

É ver cada uma as partes da organização com capacidade de desempenhar de forma satisfatória as funções das outraspartes em caso dessas apresentarem algum problema. As partes podem se auto-organizarem para suprir a deficiência de uma função ou departamento da empresa, evento que acontece de forma parecida no cérebro animal. Os princípios utilizados são: Aprender a aprender, Variedade de requisito, especificação critica e redundância de funções.



Trabalho de Sociologia


3 -O que são as organizaçõesvistas como um fenômeno cultural? Como seu contexto cultural influencia em sua construção? As culturas são representações da empresa ou meios de obter obediência?

As próprias organizações são consideradas fenômenos culturais que variam de acordo com o estagio de desenvolvimento da sociedade. As organizações podem influenciar muito no comportamento das pessoas no seu dia a dia, com as suaspoliticas, propaganda e vários outros meios. Por isso a cultura não pode ser mais vista como algo simples e sim como um fenômeno ativo e vivo que faz com que as pessoas possam criar e modificar o meio em que vivem.

4 - A organização é composta de culturas e subculturas. Como elas se relacionam?

As organizações são minis sociedades que têm os seus padrões distintos de cultura e subcultura. A relaçãoentre cultura e subcultura pode ocorrer um conflito de ideia entre as organizações e os colaboradores, pois podemos nos deparar com empresas que em sua cultura é proposto um ambiente agradável e que no ponto de vista dos seus colaboradores não é bem isto que acontece ou a relação entre as tais pode não interferir na forma em que a empresa e vista tanto de dentro quanto de fora.



Trabalho deSociologia


1. Relacione as formas de governo político com a gestão das organizações.

Organizações, igualmente aos governos, empregam alguns sistemas de “regras” como meio de criar e manter a ordem entre seus membros. Políticas encontradas nas organizações: Autocracia: governo absoluto em que o poder é sustentado por um individuo. Burocracia: regra exercida por meio da palavra escrita.Tecnocracia: regra exercida través conhecimento. Co-gestão: trata-se de uma forma de governo em que as partes entram em entendimento para gerar juntos interesses mútuos. Democracia representativa: regra exercida através da eleição de membros que têm mandato para agir nem nome daqueles a quem representam. Democracia direta: cada um tem o direito igual. É raro encontrar uma empresa ou um governo que...
tracking img