Sociologia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: A Sociologia aplicada ao Direito





1 - Introdução:



Este trabalho visa demonstrar a importância da sociologia aplicada ao direito, através do pensamento de um conjuntode filósofos iremos perceber as varias hipóteses levantadas quanto a esta questão da junção da sociedade e do direito.
A sociologia pode ser descrita como uma ciência positiva que estuda a formação,transformação e desenvolvimento das sociedades humanas e seus fatores. Já o direito pode ser visto como uma ciência normativa, que estabelece e sistematiza as regras necessárias para assegurar oequilíbrio das funções do organismo social.
Com isso, esta interação de valores positivos e normativos, retrata a vida social, quando se adapta ao movimento histórico, quando evolui à medida que oorganismo social ganha novas dimensões, tornando possível a aplicação da realidade social dentro do direito, de forma que esse cresça junto à realidade e não fora dela.2 - Desenvolvimento


A sociologia aplicada ao direito estuda fenômenos jurídicos, modelos definidos em normas e a integrados na estrutura social vigente. Portanto, é um ramo autônomo doconhecimento, como caracteriza Sérgio Cavalieri Filho, “Não se confunde o objeto da sociologia jurídica com o de qualquer outra ciência que também se relacione com o direito, por isso que se preocupa apenascom o direito como um fato social concreto, integrante de uma superestrutura social.” (2007, p. 63).
Síntese do pensamento filosófico sobre a sociologia jurídica:
• Platão: Igualdade proporcional,de acordo com as capacidades e as funções desempenhadas na sociedade.
• Aristóteles: De acordo com filia (interação) costumes (penal), norma (contratual), regula relações entre desiguais(distributivo); As leis escritas apresentam o direito em sua configuração abstrata, contrapondo-se à dinâmica da ordem perfeita; Não pode haver direito sem interação; As exigências da ordem perfeita levam a...
tracking img