Sociologia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA GERAL APLICADA AO DIREITO  
ATIVIDADE 4 
 
• COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997. p. 83-104. 
 
Capitulo 7 – KarlMarx e a história da exploração do homem 
 
1. "A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo,mestre de corpo ração e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, queterminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta" (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In: _____.Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977, p. 84.). 
 
a) Que classes sociais Marx identifica ao longo da história? 
 
Homem livre e escravo; patrício e plebeu; barão e servo;mestre de corporação e companheiro, ou seja, oprimidos e opressores. 
 
b) Como são as relações entre elas? 
 
Relações de oposição ininterrupta que terminam na transformação da sociedade. 
 
c)Como se dão, segundo Marx, as transformações em uma sociedade? 
 
As transformações se dão pela oposição de forças e interesses decorrentes da luta entre as classes sociais que leva à açãorevolucionária. 
 
 
2. Marx, ao descrever a primeira forma de organização humana, que chamou de "comunidade original", afirma que “a maneira como esta comunidade original se modifica vai depender de váriascondições externas – climáticas, geográficas, físicas etc., bem como de sua constituição específica, isto é, de seu caráter tribal” (MARX, Karl. Formações econômicas pré-capitalistas. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1975, p. 66). 
 
Nesse texto, Marx afirma que as sociedades seguem um caminho necessário de transformação, como os evolucionistas? Justifique sua resposta. 
 
Não. Nesse texto, Marx...
tracking img