Sociologia antonio grasnci

553 palavras 3 páginas
AP 3 – FILOSOFIA
Grupo “A” – 24.08.11
Professor: Harim Brito Aluno(a): 01. Analise o quadrinho abaixo e depois analise a partir dele as duas posições antagônicas assumidas com relação ao trabalho: uma como tortura e como condição de humanização. Em seguida, posicione-se pessoalmente sobre a questão.

Resposta: O quadrinho mostra o personagem Garfield, famoso pelo desânimo em relação ao trabalho. Ele representa a visão negativista, que tem o trabalho como uma forma de punição e impróprio ao homem. Por outro lado, existe a concepção do trabalho como um elemento fundamental para a humanização do homem, fundamental para compreender a cultura.

02. O que é o fetichismo, segundo a concepção marxista? Resposta: É o processo pelo qual a mercadoria adquire “vida” porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso e passam a determinar por sua vez as relações humanas.

03. Sísifo, personagem da mitologia grega, foi condenado pelos deuses a empurrar uma pedra até o alto de uma montanha, de onde ela tornava a cair sem cessar. Compare esse mito ao do trabalho alienado. Resposta: O esforço de Sísifo pode ser compreendido como uma forma de trabalho inútil ao trabalhador, por não lhe traz proveitos. Assim é o trabalho alienado, pois o sentido de todo esforço não está no trabalhador (no caso do mito, em Sísifo), mas em outrem (deuses) 04. Explique o que é a “sociedade do consumo”. Resposta: A sociedade de consumo, é um termo utilizado para designar um determinado tipo de sociedade que se caracteriza pelo consumo massivo de bens de consumo. Esse consumo é garantido por uma cadeia produtiva que sustenta o fluxo de produção e abastecimento. Esse é um fenômeno da sociedade capitalista.

05. Veja o texto abaixo: O Executivo-Executor Jorge Mautner Composição: Jorge Mautner/Nelson Jacobina No meu pensamento primitivo Que não se cansa de pensar Penso que se o cara é um executivo Ele tem que executar!

ATUAL SEMPRE!

01

AP 3 - FILOSOFIA - “A”
Executa um, executa dois

Relacionados