Sociologia: análise sociológica tropa de elite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Dom Bosco Leste
Ensino Médio

Análise sociológica do filme Tropa de Elite

Manaus – AM
2013
Gabriel Hidalgo de Melo

Análise sociológica do filme Tropa de Elite

Trabalho solicitado pelo professor
Edinelto da disciplina Sociologia
para obtenção de nota parcial refe-
rente ao 2º trimestre do 3ºB.

Manaus – AM
2013
Introdução

Esta análise sociológica visa examinar apelícula Tropa de Elite, que é um filme que se trata de situações e dilemas intensos do cotidiano como a corrupção, a violência policial e entre outros. O filme visto em sala busca os meios dramáticos para nos transmitir talvez de um modo mais próximo o possível da realidade o que são fatos amargamente reais.
Ao longo da análise, pode-se ler debates apoucados porém profundos de cada problemasocial e também um debate sobre qual deveria ser a melhor escolha para, pelo menos, amenizar essas tantas hipocrisias e essas tantas injustiças humanas que proferimos e atuamos. Como o filme retrata ocorrências de violência, criminalidade, organização do tráfico e do crime, entre outros problemas de ordem pública, mostra-se um solo fértil para uma análise sociológica entre o mesmo e os conteúdosestudados ao longo do trimestre.

Análise sociológica do filme Tropa de Elite

O filme Tropa de Elite é um produto ficcional, porém, baseado em acontecimentos reais. Retrata uma infeliz porém verdadeira realidade, não tão somente no Rio de Janeiro, mas em todo país também no que se refere à corrupção e ao tráfico de drogas ilícitas. Tal tema é evidentemente discutido no longa-metragem.
Ouvi umdia que Tropa de Elite se tratava de um filme de ação, com demasiada violência, mas que não proporcionava chance ao espectador de refletir. Ele apenas entraria na euforia do entretenimento e, ao término do filme, não conjecturaria sobre o real sentido da película. Porém, parece que esta ideia se refere a um grupo característico de espectadores. Parece que esta ideia se refere ao medo de acreditaremque o longa faz uma apologia aos artifícios bárbaros utilizados pela polícia, receiam que as pessoas pensem ser passível de justificação esse tipo de conduta.
Em relação à história e todo seu desenvolvimento, quem será o verdadeiro mocinho e quem será o verdadeiro vilão? Pelo simples ato de assistir as cenas de tortura da polícia com sacos plásticos na cabeça dos marginais podemos terconvicção de que o tão chamado Capitão Nascimento não vem a ser o mocinho, e nem os outros parceiros de combate também. Sabemos que a violência policial é mesmo uma realidade, porém, não seria esta a tão somente única maneira de manter a ordem? Sim, eu escrevo aqui a palavra ‘ordem’ e faço uma apologia à frase estampada em nossa bandeira. A ordem que não temos. E o progresso que pouco visamos.
Contudo,levemos em conta que o filme Tropa de Elite não deixa de ser uma obra de ficção, mesmo tratando sobre assuntos que estão incluídos na realidade do país. E cá para nós, um filme de ficção está muito mais preocupado com os resultados dramáticos e com a constituição da trama, do que com o fato, a realidade sociológica. E mesmo tratando sobre episódios reais, um filme não deixa de ser um abstraimento darealidade. Um devaneio, digamos assim.
Tráfico de drogas são consequências e não causas. Não podemos é claro, desmerecer o trabalho desses homens que guerreiam de maneira perseverante as mazelas de nosso mundo obtuso, apenas porque esperam que suas atuações vão cooperar para o bem estar do povo e, de fato, cooperam e seria no mínimo negligente dizer o oposto. Mas, essas atuações se não sãoopostas, são ao menos tolas, pois temos que passar a olha-las com mais atenção, por que se impede o uso de substâncias de efeitos prazerosos aos seus usuários?
Atualmente, os governos continuam a pensar sobre o problema das substâncias químicas somente em termos de inibição ou, no máximo, em termos de taxação e influência. Nenhum deles, até a este ponto, chegou a observa-los em sua relação com o...
tracking img