Sociolinguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual o objeto de estudo da sociolinguistica? Explique com base na dicotomia de Sausurre(língua e fala).
A SL estuda a língua em suas relações com a sociedade. Sausurre acreditava que a língua eraum fenômeno social, que ele estava interessado nas relações internas da língua, entre os signos linguisticos. Para ele, a fala dos indivíduos pode variar, conter erros e até falhas, mas a língua é umsitema abstrato de relações, completo e unificado, sem conter erros ou falhas. E por isso Sausurre defendia que a língua deveria ser estudada como se estivesse parada no tempo, porque tanto ele comooutros professores da época sabiam que a língua mudava com o tempo, elas sofriam influências.
2. Qual a diferença entre regionalismo e dialeto?
Quando as diferenças entre o jeito de falar de umaregiao e outra são poucas, podemos chamar essas maneiras diferentes de REGIONALISMO. Quando as diferenças são numerosas e sistemáticas, atingindo não so a pronúncia e o léxico, mas também a gramática,podemos chamar essas variedades de DIALETO.
3. O que são isoglosas? Exemplifique.
Quando os linguistas mapeiam diferenças de pronuncia ou de vocabulário num mapa, para ver as divergências que seconcentram em regiões específicas, e se aparecem linhas divisórias entre uma região e outra, essas linhas divisórias entre as diferenças são chamas de ISOGLOSAS.
4. Relação entre língua padrão edialeto.
Dialeto é sempre subordinado a uma língua padrão. Essa autonomia é um fato social, pois dialetos são temporários e específico de uma comunidade, grupo ou região. Do ponto de vista linguistico,dialeto são línguas que não atingiram a autonomia popular.
5. O que são línguas emergenciais? Exemplifique.
É uma língua usada em momentos de crise linguistica, mas também é uma língua que aparece emcertas circunstâncias. Um exemplo muito comum é o “martenês” (a fala da mãe), a mãe usa palavras simples e curtas, a fala é mais devagar, palavras bem pronunciadas... Entre outras existe o...
tracking img