Sociolinguistica; linguas e povos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VALE DO JAGUARIBE – FVJ
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR TEOLÓGICO CRISTÃO – IESTEC
CURSO DE LETRAS

SÍNTESE

SOCIOLINGUISTICA
LÍNGUAS E POVOS

LUIZA FERNANDA PINHEIRO

TAMBORIL,FEVEREIRO DE 2012

LUIZA FERNANDA PINHEIRO

SOCIOLINGUISTICA
LÍNGUAS E POVOS

A síntese apresentada como exigência de nota parcial da disciplina de sociolinguistica do curso de graduação emletras.
Sob a supervisão da professora Luiza Lima.

TAMBORIL,
FEVEREIRO DE 2012

LÍNGUAS E POVOS
1.1 QUE A SOCIOLINGUISTICA ESTUDA?
Sendo interligada a outras ciências, a sociolinguísticaaborda a língua e suas analogias com a sociedade estudando-a como acontecimento social.
Estudos revelam que apesar de todos pensarem que Saussure acreditava na língua como propriedade dos indivíduos, omesmo foi o precursor das línguas internas e o que seus signos representavam.
A fala dos indivíduos pode variar, falhar e até mesmo errar, no entanto ela é um aparelho que não pode possuir essespontos. Era nisso que acreditava e afirmava Saussure. Para ele manter essa idéia, ele insistia que a linguística tinha que estudar a língua parada no tempo, idealizando que as variações era uma questãode tempo, e que poderia ser estudada naquele instante, sem se preocupar com a variação das falas das pessoas.
Chomsky seguiu uma atitude muito parecida, interessando-se em descobrir a estrutura dagramática universal, acreditando ser ela inata. Para ele a língua estuda o conhecimento intuitivo que as pessoas têm em sua língua materna, nomeando esse estudo por competência. Ele esperava que umfalante fizesse uma performance individual (seu jeito de falar).
A existência de muitas línguas no mundo é fato. A língua não é única e pode tomar formas diferentes. Mas a existência da variaçãodentro de uma só língua já foi comprovada, sendo esse fenômeno extremamente normal e útil.
Os antigos filósofos achavam mais simples identificar a variação entre línguas, do quê a transformação na...
tracking img