Sociograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a sociometria?
    As raízes da sociometria começaram com as experiências de Moreno em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. Para Fox (2002), a criação do teste sociométrico foi uma importante contribuição para a compreensão da dinâmica dos grupos. A expressão "conhece-te a ti mesmo" (p. 58) poderia ser aplicada aos grupos em sua totalidade, desde que por meio de um processo em quecada membro se tornasse um "experimentador" ativo e em que os investigadores fossem também investigados. Quer dizer, mesmo que tenha a denominação de teste, a sociometria supõe que todos se envolvam no processo de avaliação e transformação do grupo, inclusive o pesquisador/sociômetra, e que todos participantes conheçam as produções que realizam, para que estas sejam causas geradoras de outrosprocessos e produções.
    Moreno (1992, 1999, p. 162, p. 35) define o teste sociométrico (socius = companheiro; metrum = medida). De um lado, dá ênfase ao estudo matemático de características psicológicas dos conjuntos sociais, a partir de métodos quantitativos, que registram as atrações e rejeições que existem entre os membros de um grupo. De outro, quando sublinha o socius, põe em evidência o serhumano em relação. O teste sociométrico é um instrumento que possibilita investigar os vínculos - de modo geral desconhecidos - entre pessoas, mapeá-los e permitir que sejam vistos e compreendidos na configuração do grupo: forças de atração e afastamento, interações e comunicações emitidas e recebidas pelos participantes de um grupo. Além disso, é um método de ação-investigação feita em statusnascenti, no aqui-e-agora dos grupos e a partir do seu interior, que pode ser quantificado. Como afirma Fox (2002, p.17) sua essência repousa na idéia de que os grupos possuem vida interna, podendo esta ser compreendida pela análise das escolhas que seus membros fazem entre si, em dado momento.
    A sociometria necessita de uma etapa inicial de preparação/sensibilização, denominada aquecimentogrupal, para estimular seus participantes a conquistar um estado espontâneo que possibilite explorar perguntas sobre suas relações em seu grupo de pertença, em relação ao grupo, e, a partir destas, compor outra geral, ou eleger a mais importante a ser respondida pelos participantes do grupo. A pergunta emergente eleita serve de critério para que se explore o tema grupal emergente, em torno do qual cadamembro do grupo revelará seus movimentos de atração e/ou rejeição e/ou neutralidade aos seus colegas, possibilitando a composição de um mapa da configuração grupal (WILLIANS, 1998). O caráter da pergunta - profissional, afetivo, ou outro que emerja do processo do grupo, sem ter sido trazido pelo pesquisador - deverá implicar escolha individual de atração, neutralidade ou rejeição em relação a cadaum dos companheiros, revelando, assim, a dinâmica grupal (CEMIN e SEMINOTTI, 2006). As escolhas podem ser mútuas, recíprocas, ou sem reciprocidade. O conjunto de escolhas cria um mapa de grupo que traduz as redes sociométricas, a composição de subgrupos e a existência de participantes não escolhidos (isolados). No mapa sociométrico, ficam evidentes os subgrupos, os isolados, os líderes, as duplase as cadeias. Segundo (Moreno, 1994, p. 127), quanto maior o número de estruturas isoladas, menor será o padrão de integração; e, quanto maior o número de atrações mútuas, maior será o padrão de sua integração. As atrações mútuas são solo fértil para a harmonia grupal e para o aparecimento maior de estruturas complexas, mas a ocorrência de mutualidades em certo subgrupo não implica integração como grande grupo. Moreno (1999) afirma, além disso, que, quanto mais mutualidades, isto é, escolhas télicas, maior será a coesão do grupo. Este tipo de escolha só ocorre quando há uma coincidência de escolhas. Ou seja, quando uma pessoa escolhe quem ela sabe que a escolherá, o que significa que há um conhecimento recíproco. Para Moreno, coesão e tele estão intimamente ligadas, ou seja, a tele...
tracking img