Sociodrama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociodrama:

Jacob L. Moreno (1889-1974), actualmente é o principal criador do Psicodrama, é uma forma de terapia baseada na representação de papéis. Mas inicialmente, foi notório o seuinovador trabalho com grupos Desinteressado tanto pelo colectivo como pelo individual, tomou o caminho do meio, focalizando o pequeno grupo, que analisou e tratou segundo uma teoria dos processos grupais,denominado Sociometria.
Moreno é o pioneiro no desenvolvimento de abordagens grupais para problemas de saúde e organização social.
A teoria moreniana parte da ideia que o homem como ser que nasceem sociedade, necessita dos outros para sobreviver, possuindo aptidão necessário ao convívio com os demais. Do estudo das inter-relações entre as pessoas surgiu a sociometria, que é diferente dopsicodrama em que parte de um mundo pessoal e privado. O sociodrama parte dos conflitos sociais, objectivados enquanto eventos reais e convida cada um dos seus agentes a vivê-los na sua própria pele. Agentede desenvolvimento das relações humanas nos contextos educacionais em todos os níveis.
Moreno afirma que o nosso mundo social, que denomina de átomo social, é muito importante para o nossosentimento de bem-estar. Nesse mundo, escolhemos e rejeitamos pessoas, no nosso átomo social, e elas fazem o mesmo em relação a nós. Os indivíduos procuram a sua família sociométrica, ou seja, procuram umlugar baseado nas suas escolhas (sentimentos).
Portanto, Moreno divulga a sociometria e mostra como nos grupos se estabelece relações selectivas mútuas tanto de atracão como de rejeição(selectividade-status). Encoraja os indivíduos a procurarem a sua família sociométrica (lugar baseado nas suas escolhas). Segundo Moreno, o critério sociométrico é o motivo comum que direcciona os indivíduos com omesmo impulso espontâneo a um determinado fim. Garantindo a formação de grupos mais integrados, produtivos e criativos. Considerando cada elemento segundo as suas necessidades. A sociometria descobriu...
tracking img