Sociobiodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIODIVERSIDADE

Sociodiversidade é a posse de recursos sociais próprios, de modelos diferentes de autoridade política, de acesso a terra ou de padrão habitacional, de hierarquias próprias de valores ou prestígio.

Além de ser um princípio disciplinar da antropologia, a sociodiversidade é um requisito imprescindível para a reprodução das sociedades indígenas nos nichos espaciais e políticosa elas reservados no panorama global, e, nesse sentido a reflexão sobre sociodiversidade precisa colocar em discussão como essa sociodiversidade tem sido tematizada no movimento ambientalista e nas políticas públicas, avaliando-se as implicações destas visões e destas políticas para a sustentabilidade ambiental e para a continuidade sociocultural e qualidade de vida destas populações.

ASociodiversidade em Saúde desenvolve investigações científicas através de abordagens sócio-epidemiológicas de forma a produzir conhecimentos sobre o processo saúde/doença, bem como dos significados histórico-culturais desse mesmo processo. Entre os objetivos de seus projetos principais está:

 Desenvolver análises da relação entre condições de vida e situações de saúde com ênfase em abordagenssócio-epidemiológicas e ambientais da produção, reprodução e modulação dos processos de saúde /doença.
 Desenvolver investigações sócio-antropológicas que viabilizem a apreensão dos significados culturais do processo saúde/doença na Amazônia, promovam a articulação entre ciências sociais e epidemiologia e possibilitem a construção de objetos interdisciplinares de estudos em saúde nas populaçõesvulneráveis (indígenas, afro-descendentes, ribeirinhos, moradores de periferia dos grandes centros).

Para entender a sociodiversidade brasileira é preciso refletir sobre o modo como os povos indígenas na América Tropical e Subtropical desenvolveram nas suas cosmologias - modos de objetivação da natureza (outras formas de vida, animais, humanos, astros, etc.) e da sociedade - avaliando asimplicações desses modos de objetivação nas suas práticas de reprodução societária e ambiental, aprofundado a nossa compreensão desses modos de identificação (Descola, 2000) e permitido uma consciência mais profunda de nossos próprios regimes de objetivação e dos princípios diretores de nossas próprias cosmologias. Com base nesse debate poderemos também aprofundar a compreensão de nossa forma de concebernatureza e sociedade e suas implicações nas práticas sociais.

Pode-se dizer que a década de 80 testemunhou uma grande mudança nas abordagens antropológico-ecológicas na Amazônia. Se, por um lado, os pioneiros concentraram-se sobre fatores limitantes de larga escala, a geração dos anos 80 investiu exatamente naquilo que a Amazônia tem de mais importante: na sua extrema heterogeneidade de sistemasnaturais e, por conseguinte, na extrema sociodiversidade apresentada por suas populações nativas e tradicionais, resultado, obviamente, de respostas adaptativas, de cunho social, a essa miríade de possibilidades de sustentação material à produção e reprodução das sociedades envolvidas.

Nesse sentido, os estudos da sociodiversidade precisam dar conta de como as distintas paisagens interferiram naformulação das organizações sociais de suas populações humanas, organizações sociais aí entendidas como soluções adaptativas para o enfrentamento de questões de sustentabilidade material (ou seja, questões de adaptação e a adaptabilidade social).

Ao mesmo tempo, ao estudos sobre sociodiversidade precisam verificar não somente como as sociedades humanas são capazes de agir sobre ecossistemasnaturais, forjando aquilo que William Balée denomina "florestas culturais", mas também como determinados compartimentos reconhecidos pela ecologia ocidental desdobram-se em nuances de diversidade, quando lidos à luz do conhecimento nativo.

Portanto, a sociodiversidade é inseparável da biodiversidade. E para falar de Sociodiversidade e Biodiversidade no Brasil é preciso falar de Modos de...
tracking img