Socioantropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Contextos Socioantropológicos
Módulo para Estudos
Prof. Felismar Manoel (1)

I Parte - 1 de 4

Revisão em julho de 2012



Palavras Iniciais

Caros alunos! Neste módulo nós iremos desenvolver nossas reflexões sobre alguns temas de Contextos Socioantropológicos. Estes temas se referem a diferentes situações que envolvem o nosso dia a dia, portanto, experimentados por nósprofissionais da saúde e por nossos clientes procedentes da população.
A população é formada de pessoas portadoras de diferentes valores culturais, vivendo em comunidades sociais que compõem nossa sociedade, sustentando certas filosofias de vida e alguns aspectos de psicologia pessoal. Esta disciplina de Contextos Socioantropológicos dá conta de refletir sobre estes aspectos e de alguns outros temas deconhecimento geral que nos envolve.
Por sermos todos adultos, trabalharemos com a hipótese, de que todos nós somos portadores de saberes diferentes uns dos outros, sendo os nossos encontros intersubjetivos. Sabemos que enquanto seres humanos, somos todos iguais em direitos e deveres, mas somos indivíduos únicos, singulares, todos diferentes entre sí, cada um com sua subjetividade.



Nas salasde aulas vamos estabelecer as diferenças de papéis entre professor e alunos. O papel do professor será facilitar o processo de ensino-aprendizagem, apontando temas e material para estudos, levando-os ao questionamento, provocando reflexões, para que vocês aprendam a aprender, apreendam e sintetizem os conteúdos temáticos e se apropriem do novo conhecimento, tornando-os propriedades de vocês; opapel do aluno será assumir a condição de sujeito do novo conhecimento, principal ator nos cenários do ensino-aprendizagem ao desempenhar suas tarefas. Tudo acontecerá de modo processual, através de fases que se sucedem.




Conhecimentos do senso comum e
conhecimentos técnico-científicos

Temos dois tipos de conhecimentos básicos: o saber do senso comum e o sabertécnico-científico. O saber do senso comum é este conhecimento comum do meio social em que vivemos, e o saber do conhecimento técnico-científico se relaciona com a nova área de conhecimento acadêmico que estamos buscando nas profissões que escolhemos e formará um vocabulário técnico específico. Ainda que esse vocabulário pareça difícil no inicio, ele é necessário, porque cada termo técnico traduzideia precisa sobre determinados assuntos.
Para facilitar a vocês, teremos no inicio de cada bloco de reflexões, o vocabulário técnico usado na compreensão dos textos abordados, de modo progressivo.
No fim de cada bloco textual, apresentaremos alguns questionários, que ao serem resolvidos, ajudam a fixar os conhecimentos discutidos. Indicaremos também, algumas fontes de literaturaespecializada, onde vocês poderão aprofundar os temas abordados.

1.0 - Natureza e Cultura

É comum nos ambientes de senso comum, nós ouvirmos falar em "natureza biológica", "natureza cultural", "natureza espiritual" e coisas semelhantes. Aqui quando empregamos a palavra NATUREZA, estamos querendo falar da obra criada pelo Autor da Vida, e quando empregamos a palavra CULTURA, estamos nosreferindo a tudo aquilo que é produção humana.
Neste bloco temático, iremos refletir sobre alguns tópicos relacionados com as profissões de saúde, que nós precisamos tê-los sobre o nosso domínio de conhecimento.

Vocabulário Técnico

Autor da Vida = Deus, o Criador de tudo, o Principio Principiante…
Cérebro reptiliano = O bloco neurológico mais antigo, existente desde os répteis, tambémchamado de arquicórtex ou arquipálio.
Cérebro páleo-mamífero = (o mesmo que paleocórtex) = Diz-se do bloco neurológico intermediário, mais no centro da caixa craneana existente desde os mamíferos, chamado também de paleoopálio.
Cérebro Humano = O mesmo que Neocórtex, ou neopálio.
Engramas neuronais = Conjunto de sinápses entre diversos neurônios tornando uma unidade responsável por gerenciar...
tracking img