Socio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO NO BRASIL.
Atualmente, 627 espécies brasileiras estão ameaçadas. Confira algumas das que enfrentam maior risco.
* Pica-pau de cara-amarela (Dryocopus galeatus)
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
Nome científico: Dryocopus galeatus
Nome vulgar: Pica-pau-de-cara-amarela
Categoria: Ameaçada

Características: Partes inferiores transversalmentefarciadas tendo, face e garganta creme-claras ou cor-de-canela, região auricular vermiculata dorso anterior negro; Conhecemos poucos registros recentes deste belo pica-pau; Em 1946 foi encontrado em SC (Trombudo Alto), na década de 50 no PR (Porto Carmargo, 1954) e na década de 70 na Argentina (Prissiones). Chamado também de Ceophloeus.

Comprimento: 29cm.

Ocorrência Geográfica: De SP ao RS.Habita a mata de baixada (RS) e de regiões serranas (PR).
Categoria/Critério: Ameaçada de extinção; Espécie rara que teve seus últimos registros para o Brasil assinalados na década de 40, em SC, e na de 50, no Paraná.

* Arara-cinza-azulada (Anodorhynchus glaucus)
* Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome científico: Anodoryhynchus glauus
Nome vulgar:Arara-cinza-azulada

Características: Menor das Araras-azuis (sem contar com a ararinha-azul) com bico muito grande e grosso. Abaixo da barbela existe a mesma disposição de penas orientadas para frente, ocultando uma faixa amarela estreita que desce pela borda lateral da mandíbula. A plumagem é ainda mais clara do que a A. leari; cabeça, pescoço, costas, asas, cauda e barriga são de azul desbotadoesverdeado; a garganta é anegrada. Como todo psittacídeo, constroem seus ninhos em ocos de árvores.

Alimentação: frutas, grãos, frutos das palmeiras e insetos.

Comprimento: 68 cm.

Ocorrência Geográfica: Vivia nas baixadas com palmeiras (tucum, mucujá), margem de rio, escavava seus ninhos nos barrancos do rio Paraguai, nidificando também em ocos de árvore. No começo do século passado era comum aolongo do rio Paraná, perto dos Corrientes, Argentina; Região sul do Brasil ao longo do rio Paraná. No nordeste da Argentina, já no final do século passado era considerada muito rara.
Habita a caatinga e o cerrado.

Mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus)
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callithrichidae
Nome científico: Leontopithecus chrysopygus
Nome vulgar: Mico-leão-pretoCategoria: Ameaçada

Características: É um primata de pequeno porte. Possui a pelagem muito abundante e brilhante principalmente ao redor da cabeça como uma juba, daí o nome de Mico leão. A cor é predominantemente preta com tons de castanho amarelado na região lombar e na base da cauda. A pele do rosto é quase nua, apresentando pés e mãos de cor negra. Não existe diferença entre machos e fêmeas.Alimentam-se basicamente de invertebrados, frutos, sementes, flores e pequenos vertebrados como rãs, lagartixas, filhotes de aves. Vivem em grupos de 2 a 7 indivíduos, e à noite dormem em buracos nos troncos das árvores. A gestação dura cerca de 4 meses e os nascimentos ocorrem geralmente à noite, entre os meses de setembro e novembro, sendo dois filhotes por ano. O período reprodutivo começaaproximadamente aos 2 anos.

Peso: Em média 600 gramas

Comprimento: Medindo aproximadamente 30 cm com a cauda de 40 cm

Ocorrência Geográfica: É um animal endêMico da Mata Atlântica, ocorrendo em florestas semi-decíduas, altas florestas de brejo e floresta arbustiva, na margem norte do rio Paranapanema, oeste do rio Paraná e trechos do rio Tietê. Hoje está restrito à região sul do estado de SãoPaulo, compreendendo os municípios de Teodoro Sampaio e Gália. A espécie encontra-se protegida no Parque Estadual do Morro do Diabo/SP, na Reserva Estadual de Caetetus/SP e na Estação Ecológica do Mico preto/SP.

Categoria/Critério: Esta espécie está extremamente ameaçada de extinção.

* Choquinha (Myrmotherula minor)
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Formicariidae
Nome...
tracking img