Socilogia Resumo do livro O uqe é Sociologia 37

1579 palavras 7 páginas
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRIMEIRO SEMESTRE, UNIDADE TATUAPÉ I
Sociologia, Prof° Me. Felipe Henrique Gonçalves da Silva

Elizane Almeida Sampaio Ra. 1515354 Maikon Maciel da Silva Ra. 1512699

O que é Sociologia
Fichamento

São Paulo - SP
Abril / 2015
O autor Carlos Benedito Martins em seu livro O que é Sociologia busca mostrar que a sociologia seria o estudo do comportamento social e das organizações humanas, visa melhorar a compreensão do cotidiano da sociedade. O livro é dividido em três partes, sendo elas o surgimento, o contexto histórico na qual tem o surgimento da sociologia e a forma em que é inserida, a formação, que mostra os diferentes tipos de sociologia idealizados por diferentes pensadores e o desenvolvimento.
No primeiro capítulo o autor mostra o contexto histórico que levou o surgimento da sociologia, pois no final do século XVIII a sociedade passava pela transição do sistema feudal para o capitalismo, a sociologia surgiu para entender a nova sociedade e seus dogmas, além de legitimar o poder capitalista.

“A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um Estado que assegurasse sua autonomia em face da Igreja e que protegesse e incentivasse a empresa capitalista. Para a destruição do “ancien régime”, foram mobilizadas as massas, especialmente os trabalhadores pobres das cidades. “(Martins, 1994, p.12)

A Revolução Industrial não foi apenas um marco por introduzir as máquinas a vapor na sociedade, mas também por legitimar a indústria capitalista, nesse novo molde de sociedade uma nova figura surgi, o empresário, este que com o passar do tempo passou a ser o proprietário das terras, das maquinas e das ferramentas. No entanto no início da industrialização houve um empobrecimento da população, os que eram pobres se tornaram mais pobres, os patrões não tinham interesse algum em melhorar as condições de trabalho da população, o único fator

Relacionados