UNISALESIANO
CENTRO UNIVERSITARIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM DE LINS

Adriano Junior Pedro Alves
Ariane Rodrigues Arantes
Gleyce Ferreira do Nascimento
Jaqueline Rodrigues Montalvão
LauraRamos Martarelo
Lissandra Baptista Pereira
Tânia Cristina Espanga

A QUESTÃO SOCIAL
DA SOCIEDADE PRIMITIVA À CONTEMPORÂNEA

1º SEMESTRE – A
Prof. Liliane Valbom

LINS / SP
2011
IntroduçãoMais de três séculos antes de Cristo, Aristóteles afirmou que o homem é um ser social. Todos os pensadores medievais e quase a unanimidade dos modernos tiveram como pacífico este axioma, segundo o quala vida societária é um aspecto da natureza, especificamente da natureza humana. No período moderno, surgem duas vozes divergentes, abordando a teoria contratualista: a de Hobbes e a de Rousseau. Mas,nem por isso a teoria naturalista deixou de se impor à compreensão dos filósofos e cientistas, porquanto foi reafirmado pela psicologia moderna, ao identificar no homem, como em quase todos osanimais, o instinto gregário.
As duas versões clássicas da teoria contratualista são hoje expostas como simples curiosidade histórica. Em sua obra LEVIATHAN, Hobbes afirmava que a princípio, durante a vidaprimitiva, os homens viviam isolados, em absoluta liberdade, que nessa interdependência, os homens se mostravam desprovidos de moral e extravasavam seu egoísmo violento num mundo prematuramente emguerra. Daí seu refrão: “homo homi ni lupos”. (o homem é o lobo do homem).
Para bloquear a autodestruição, os homens resolveram fazer um pacto – social em que todos abriam mão dos seus direitos,inclusive da sua liberdade, entregando – os à autoridade de um príncipe, - o LEVIATHAN. Assim, criava-se artificialmente, a sociedade civil, dirigida a ferro e fogo, pelo autoritarismo arbitrário, - poronde Hobbes esperava agradar a monarquia absolutista inglesa. Rousseau descrevia um quadro oposto ao de Hobbes, para chegar à teoria de “contrato social”, - precisamente o nome de sua obra. Afirmava... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Sociedades: primitiva à contemporânea. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sociedades-Primitiva-%C3%A0-Contempor%C3%A2nea/15968.html

MLA

"Sociedades: primitiva à contemporânea" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sociedades-Primitiva-%C3%A0-Contempor%C3%A2nea/15968.html>.

MLA 7

"Sociedades: primitiva à contemporânea." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sociedades-Primitiva-%C3%A0-Contempor%C3%A2nea/15968.html>.

CHICAGO

"Sociedades: primitiva à contemporânea." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sociedades-Primitiva-%C3%A0-Contempor%C3%A2nea/15968.html.